Banca de QUALIFICAÇÃO: LEONARDO SILVA DINIZ

DISCENTE: LEONARDO SILVA DINIZ
DATA: 02/06/2021

Processos criativos e produção de situações problemas no discurso matemático escolar

Processos criativos. Argumentos matemáticos. Comunicação regido por regras. Discurso.

ÁREA: Multidisciplinar

Essa pesquisa tem como foco identificar a criatividade dos alunos em atividades que os conduzam a criar problemas a partir de atividades tematizadas. Nesse sentido, buscamos responder o seguinte questionamento: Quais processos criativos são mobilizados por alunos do Ensino Fundamental em situações de rotinas de elaboração de situações problemas do discurso matemático escolar? Dessa forma, busca compreender como os alunos estruturam seus argumentos matemáticos entorno da elaboração de um problema. A pesquisa está ancorado na teoria de Sfard (2008), onde discuto as principais rotinas do discurso matemático, bem como a identificação dos três elementos da criatividade definidos por Gontijo (2007), que são Fluência, Flexibilidade e Originalidade no processo de formulação de situações problemas matemáticos desenvolvidos pelos alunos. A pesquisa é de cunho qualitativa com base no estudo de caso, desenvolvida com alunos de escola pública das séries (6º, 7º, 8º e 9º ano) do ensino fundamental, na cidade de Canaã do Carajás/PA. Para a coleta de dados foram aplicadas atividades com imagens tematizadas que foram utilizadas pelos alunos na formulação de problemas matemáticos. Com as análises ainda em andamento, percebemos o potencial que as atividades de formulação de problemas possuem na construção do conhecimento, pois foi perceptível a identificação na escrita características referentes ao exercício de recordar e relacionar conhecimentos experienciados no processo de construção de narrativas, demostrando que as produções evidenciaram aspectos da criatividade.

Presidente - 1805611 - RONALDO BARROS RIPARDO
Interno - 2246480 - VALDOMIRO PINHEIRO TEIXEIRA JUNIOR