OS SABERES PRIMEVOS E A CULTURA DE MALVA (Urena lobata linn): experiência formativa e narrativas de professores que ensinam ciências no contexto Amazônico - Paraense
Formação de professores, Saberes Primevos, Cultura de malva
Diante das necessidades formativas de um ensino de ciências com abordagens diversificadas
para ação didática, a presente pesquisa tem a intencionalidade de se desenvolver com o
objetivo de compreender os sentidos expressos por professores que ensinam ciências, a partir
de uma experiência formativa sobre os saberes da produção de fibras têxteis no contexto
amazônico – paraense. Em uma abordagem qualitativa narrativa da pesquisa, os
procedimentos metodológicos adotados para atender ao objetivo proposto, pauta-se em um
contexto da pesquisa-formação, para assim obter resultados expressivos para a experiência.
Ao tratar da formação de professores através de um experiencia formativa, observamos que na
literatura muitos autores apontam para a relevância da experiência, a necessidade de
professores em formação para ampliação do olhar sobre a docência e, sobretudo, experienciar
a teoria e a prática como elemento didático para a construção de saberes e de mediação
pedagógica.