Banca de QUALIFICAÇÃO: SORAYA GONCALVES SANTOS

DISCENTE: SORAYA GONCALVES SANTOS
DATA: 28/05/2021
LOCAL: Marabá (Google Meet)

O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: CONSTRUINDO RELAÇÕES COM PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO POPULAR

Ensino de Ciências. Educação Escolar Indígena. Educação Popular. Formação de Professores.

ÁREA: Multidisciplinar

Esta pesquisa objetiva identificar relações existentes entre princípios da educação popular e princípios orientadores da educação escolar indígena e sua proposta para o ensino de ciências, ancorando-se na literatura que aborda a educação popular em Freire (1987), Gadotti (s/d); Brandão (2006) e a educação escolar indígena, tratada por diversos pesquisadores, entre os quais Fernandes (2020) e Sousa (2020). Os principais documentos utilizados para a discussão dos eixos ensino de ciências e formação de professores foram, respectivamente, o Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas - RCNEI e as Referências para a Formação de Professores Indígenas. A pesquisa busca construir relações entre princípios norteadores da educação popular e as propostas para o ensino de ciências das escolas indígenas buscando identificar nesta relação as possíveis contribuições para a formação de professores no contexto escolar indígena. Como pesquisa qualitativa de caráter exploratório, os dados para análise serão gerados a partir do RCNEI e de rodas de conversa realizadas com professores que ensinam ciências em escolas indígenas da região de Marabá-PA. Tendo o RCNEI como documento central para a análise documental, serão incorporados a esta fase: categorias de análise geradas a partir de 06 (seis) rodas de conversa, referencial teórico acerca da educação popular e referencial teórico da educação escolar indígena. As discussões e análises realizadas até o momento possibilitam identificar relações entre princípios norteadores da educação popular e os princípios que norteiam o ensino de ciências na educação escolar indígena a partir do RCNEI. Foi possível identificar interrelações que perpassam por elementos como: ensino, currículo, eleição dos conteúdos, relação entre saber indígena e não indígena, educação para a emancipação de sujeitos, ensino para a criticidade, valorização dos saberes da comunidade, educação como ferramenta de resistência e transformações sociais.

Presidente - 2556176 - ANA CLEDINA RODRIGUES GOMES
Interno - 3103064 - CLAUDIO EMIDIO SILVA