Banca de QUALIFICAÇÃO: JHÉSSICA ELAYNE GOMES DA CRUZ PIANO

DISCENTE: JHÉSSICA ELAYNE GOMES DA CRUZ PIANO
DATA: 21/06/2021
LOCAL: Google Meet

(Re)escrevendo a história de nossos ancestrais no amealhar saberes primevos para deles fazer saberes escolares

Saberes primevos. Saberes escolares. Saberes científicos. Ensino. Formação continuada de professores de Ciências da Natureza

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

Esta pesquisa tem o intuito de investigar saberes primevos em risco de extinção detidos por pessoas anosas, moradoras da Vila de Porto Grande, município de Cametá/PA, verificando a possibilidade de dialogarem com o conhecimento científico, para transformá-los em saberes escolares e posteriormente, serem utilizados por professores de Ciências da Natureza atuantes na Vila. Na ocasião se procura elaborar propostas a serem implementadas por meio de formação continuada. Para isso se realizou um aprofundamento a respeito do que são saberes primevos (também chamados de saberes populares, tradicionais, ou etnossaberes) a fim de elaborar propostas que possam contribuir no contexto da formação continuada, promovendo a alfabetização científica de professores de uma comunidade pertencente ao município de Cametá/PA. Para esta discussão, destaco principalmente, os pressupostos teóricos defendidos por Chassot (2019, 2018, 2016, 2014, 2008, 2003), Oliveira (2017), Eleutério (2015), Ceolin (2015), Gondim (2007), dentre outros. A pesquisa encaixa-se na abordagem qualitativa e aproxima-se do tipo exploratória. O instrumento de coleta de dados foi entrevista semiestruturada realizada junto aos colaboradores. Mediante a revisão de literatura, para aprofundamento da temática, pude obter um melhor embasamento por meio da constatação, relevância e resgate dos saberes primevos. Não obstante sua importância e riqueza, os saberes primevos não são, de maneira usual, validados pela ciência, e talvez por isso, muitas vezes, são desvalorizados em algumas situações formais de ensino.

Presidente - 002.002.390-15 - ÁTTICO INÁCIO CHASSOT - UFRGS
Interno - 1315656 - ALESSANDRA DE REZENDE RAMOS