Atitudes de alunos em relação à interpretação textual e sua influência no desempenho em matemática
Atitudes. Interpretação Textual. Discurso Matemático. Desempenho. Teste.
Este projeto de dissertação tem por objetivo identificar se a atitude de discentes do curso de Licenciatura em Matemática em relação a Interpretação Textual apresenta algum tipo de relação com seu desempenho em Matemática. Diversos estudos apontam que a escrita e leitura é um fator importante no desenvolvimento dos discentes na resolução de problemas. Desse modo, a atitude dos alunos em relação à leitura dos discentes pode ocasionar dificuldade na interpretação dos enunciados e no domínio do discurso matemático. A hipótese é que o discente não compreende os enunciados, nem o que lhe é solicitado, e desse modo, não consegue seguir com a resolução do problema, e devido a isso acaba por desenvolver atitudes negativas em relação à Matemática, o que atrapalha seus processos de compreensão. Por meio da pesquisa proposta, busca-se compreender como a atitude em relação a interpretação textual se relaciona com o desempenho em Matemática de discentes de graduação.