Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: VALDINEIA RODRIGUES LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VALDINEIA RODRIGUES LIMA
DATA: 05/07/2021
HORA: 14:30
LOCAL: Marabá GoogleMeet
TÍTULO:

As Políticas Curriculares para o Ensino Médio Implantadas no Brasil e seus Impactos no Ensino de Matemática no Estado do Pará


PALAVRAS-CHAVES:

Políticas Curriculares. Ensino Médio. Ensino de Matemática. Reforma do Ensino Médio. BNCC. 


PÁGINAS: 130
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

Esta dissertação se situa no campo das políticas públicas educacionais, com foco nas políticas curriculares. Toma como objeto de estudo o ensino de Matemática no Ensino Médio, com o objetivo de analisar as políticas curriculares para o Ensino Médio no Brasil, no período de 2010 a 2020 e os impactos no ensino de Matemática no estado do Pará. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, realizada por meio da pesquisa bibliográfica que possibilitou o desenvolvimento do estado da arte, se pautando na pesquisa e análise documental, devido a riqueza de informações extraídas e resgatadas dos documentos, para compreender e justificar as políticas curriculares analisadas. Tendo em vista a complexidade do tema, optou-se por fazer uso, enquanto ferramenta de análise da abordagem teórico-metodológica do Ciclo de Políticas de Stephen Ball, por meio dos contextos de influência e de produção do texto político. O referencial teórico da pesquisa se embasou em Ball (1994), Mainardes (2007, 2018) por ser um dos principais interlocutores de Ball, nos autores Lopes (2004, 2016, 2019), Lopes e Macedo (2011), Ball e Mainardes (2011), Macedo (2014, 2018, 2019) e Dias (2020) que realizaram discussões e reflexões complexas sobre as políticas educacionais, políticas curriculares e as políticas de currículo nos últimos anos. Os resultados evidenciam concentração de produções sobre políticas curriculares para Educação Básica centradas no Ensino Fundamental, revelam a carência de produções que relacionem as políticas curriculares e o ensino de Matemática no Ensino Médio e apontam que essa escassez de produções precisa ser superada e a área de Educação Matemática pode contribuir com investigações sobre questões mais abrangentes ao ensino de Matemática e assim possibilitar estudos que considerem também as políticas curriculares. O estudo corroborou para evidenciar que as reformas curriculares no Brasil continuam à mercê das influências neoliberais de cunho internacional. Quanto a matemática, verificou-se que o documento da BNCCEM se propôs a pensar a escola sem ouvir suas demandas e reais necessidades e acaba não evidenciando uma concepção bem definida sobre como devem ser desenvolvidas as práticas escolares, que deveriam preparar os jovens para se tornarem protagonistas de uma sociedade capitalista.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2556176 - ANA CLEDINA RODRIGUES GOMES
Interno - 2190619 - NARCISO DAS NEVES SOARES
Externo à Instituição - MARCELO DE OLIVEIRA DIAS
Notícia cadastrada em: 12/08/2021 22:27
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (94) 2101-5945 | Copyright © 2006-2024 - UNIFESSPA - sigaa-docker