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Banca de DEFESA: EUDE LEIA GONCALVES RAMOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EUDE LEIA GONCALVES RAMOS
DATA: 15/09/2021
HORA: 15:00
LOCAL: Virtual - Sala do Google Meet
TÍTULO:

DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA


PALAVRAS-CHAVES:

Alfabetização Científica; Formação inicial de professores; Ensino de Química.


PÁGINAS: 189
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
RESUMO:

A evolução de pesquisas acerca do ensino de Ciências, fundamentadas pela Filosofia e pela Sociologia da Ciência, colocaram em evidência a necessidade de desenvolvimento da Alfabetização Científica (AC), que pode ser compreendida como a capacidade de utilização do conhecimento científico, para facilitar a resolução de problemas na vida cotidiana das pessoas em geral. Partindo da compreensão de que desenvolver a AC é uma das demandas da educação em Ciências, este trabalho apresenta resultados de uma análise desenvolvida na licenciatura em Química em uma universidade pública brasileira, com o objetivo de verificar potencialidades do curso para a formação de docentes como alfabetizadores científicos. Inicialmente, realizou-se uma análise do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) da licenciatura em Química, utilizando a técnica de Análise de Conteúdo, com categorias elaboradas a partir de uma revisão de literatura, desenvolvida em trabalhos com foco na formação inicial de professores de Química e na AC. Em etapa posterior, analisou-se os níveis de AC dos futuros professores de Química, em anos finais da licenciatura, por meio do Test of Scientific Literacy Skills – TOSLS e de um questionário de percurso formativo em Ciências durante a Graduação. A partir da análise do conjunto dos dados, considera-se que o PPC possui potencialidades para o desenvolvimento de habilidades de AC dos licenciandos, uma vez que a maioria dos aspectos abordados pelas categorias de análise está presente em seus princípios basilares. Entretanto, os resultados do TOSLS indicaram que entre as nove habilidades de AC avaliadas, somente uma obteve resultado considerado satisfatório, enquanto as demais não foram completamente desenvolvidas pelos licenciandos. É possível interpretar, portanto, que, caso a licenciatura em Química tenha entre seus objetivos formar professores com melhores condições de atuarem como alfabetizadores científicos, existe a necessidade de uma maior atenção quanto aos aspectos relacionados com a AC.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 002.002.390-15 - ÁTTICO INÁCIO CHASSOT - UFRGS
Externo à Instituição - SILVIA REGINA QUIJADAS ARO ZULIANI
Notícia cadastrada em: 17/09/2021 11:19
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