Banca de QUALIFICAÇÃO: KAMILLA FERREIRA DA SILVA

DISCENTE: KAMILLA FERREIRA DA SILVA
DATA: 25/10/2021
LOCAL: PPGECIM UNIFESSPA

A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DOS ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA SOBRE A TRÍADE ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ - UEPA

Ensino-Pesquisa-Extensão. Representação Social. Formação de Professores de Matemática. Colaboração

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

Este relatório de pesquisa apresenta um estudo que tem por objetivo investigar a Representação Social da tríade ensino-pesquisa-extensão para os estudantes do curso modular-regular de Licenciatura em Matemática da UEPA e a repercussão dessa representação na formação inicial desses estudantes. Trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, em que utilizou-se como procedimento técnico de obtenção de dados a pesquisa-ação colaborativa com oito estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do Campus VII da UEPA, quais, serão analisados à luz da teoria das representações sociais (MOSCOVICI, 1978) por meio da abordagem da análise textual discursiva de Moraes e Galiazzi (2006). As questões motivadoras que levaram a especificação dessa pesquisa foi: Qual a Representação Social sobre a tríade ensino-pesquisa-extensão dos estudantes do curso modular-regular de Licenciatura em Matemática e como essa representação repercute na formação inicial destes estudantes?” A pesquisa foi fundamentada nos aportes teóricos de Charle e Verger (1996) e Rubião (2013) para retomada histórica da ideia de Universidade e nos marcos que caracterizam a tripé ensino-pesquisa-extensão como caminhos para a construção de saberes, Zeichner (1993) e Fiorentini (1995) sobre a formação de professores com uma visão reflexiva e colaborativa, e  Moscovici (1978, 2015) sobre os processos de elaboração e as dimensões da representação social.  A pesquisa contribuirá para a mudança de estado da formação inicial dos futuros professores de matemática, à medida que promove as transformações das representações inicialmente elaboradas pelo grupo de estudantes, bem como, poderá ser um referencial de modelo de ações para demais professores formadores na UEPA, como meios de garantir a efetividade da tríade ensino-pesquisa-extensão mesmo em um curso modular de ensino.

Presidente - 512.401.902-63 - EMERSON BATISTA GOMES - UEPA
Interno - 2190619 - NARCISO DAS NEVES SOARES