Banca de DEFESA: GABRIELLE JANAINA BARROS DE MENEZES

DISCENTE: GABRIELLE JANAINA BARROS DE MENEZES
DATA: 05/10/2021
LOCAL: Meet

Proficiência em leitura de gêneros textuais do discurso matemático escolar de alunos do ensino fundamental

Discurso matemático. Compreensão leitora. Teste Cloze

ÁREA: Multidisciplinar

Essa dissertação tem como objetivo geral investigar a proficiência em leitura de gêneros textuais do Discurso Matemático Escolar (DME) de alunos dos anos finais do ensino fundamental em um teste de Cloze. São objetivos específicos: identificar os níveis de proficiência em leitura dos estudantes em gêneros textuais do DME e aferir a fluência do uso de palavras em rotinas de interpretação de textos do DME. São sujeitos da pesquisa alunos de 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Tem como referências bibliográficas principais Sfard, que compreende a matemática como um discurso; Marcuschi, que aponta que a compreensão como um processo social e cognitivo; e Taylor, no que se refere à técnica Cloze. A produção dos dados ocorreu a partir da aplicação dos instrumentos de forma remota, utilizando formulários eletrônicos e salas virtuais, devido ao período de isolamento social decorrente da pandemia da Covid-19. O instrumento de pesquisa foi a formulação de teste Cloze. A avaliação das respostas dos alunos foi feita de acordo com os níveis de compreensão proposto por Bormuth. Os resultados apontam que o nível em proficiência em leitura dos estudantes está a nível de frustração, o que significa que teriam dificuldade em realizar a leitura de um texto sem a interferência de um professor. No que se refere à fluência no uso de palavras, identificamos que de maneira geral os alunos tiveram maior acerto nas palavras pertencentes ao grupo dos relatores (baixa carga semântica) e nomes (alta carga semântica), do que dos conectivos (baixa carga semântica).

Presidente - 1805611 - RONALDO BARROS RIPARDO
Interno - 2242458 - ANA CRISTINA VIANA CAMPOS