Banca de DEFESA: LEONARDO SILVA DINIZ

DISCENTE: LEONARDO SILVA DINIZ
DATA: 18/10/2021
LOCAL: Meet

Estratégias criativas na produção de situações problemas no discurso matemático escolar

Discurso matemático escolar. Estratégias criativos. Situações-problema. Rotinas. Criatividade.

ÁREA: Multidisciplinar

Essa pesquisa busca responder ao seguinte questionamento: Quais estratégias criativas são mobilizadas por alunos do Ensino Fundamental em situações de rotinas na elaboração de situações-problema do discurso matemático escolar? Assim, tem como objetivo compreender as estratégias e o que estas revelam sobre o potencial criativo dos alunos em atividades de formulação e solução de situação-problemas de matemática. A pesquisa está ancorado na teoria de Sfard (2008), a partir da qual discuto as principais rotinas (Exploração, Atos e Rituais) do discurso matemático escolar, bem como indícios de criatividade com um olhar baseado na perspectiva de sistema de Csikszentmihalyi (1998), para a qual a ação criativa não ocorre de forma isolada, mas da relação de três sistemas: indivíduo, domínio e campo, e como os alunos manifestam elementos da criatividade nas suas produções em relação a Flexibilidade e Originalidade definidos por Gontijo (2007). É de abordagem qualitativa com base no estudo de caso, desenvolvida com alunos de escola pública dos anos finais do Ensino Fundamental, da cidade de Canaã do Carajás/PA. Para a produção de dados foram aplicadas atividades que demandavam dos alunos a formulação de situações-problema matemáticos. Os resultados apontam para a ocorrência de manifestação criativa dos alunos em atividades de Formulação de situação-problemas, embora sejam identificadas dificuldades na organização das informações na construção de uma ideia. Disto resulta a compreensão da incipiência desse tipo de rotina nas aulas de matemática e que pode ser também fruto de poucas pesquisas com o foco em formulação de situação-problema.

Presidente - 1805611 - RONALDO BARROS RIPARDO
Interno - 2246480 - VALDOMIRO PINHEIRO TEIXEIRA JUNIOR