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Banca de QUALIFICAÇÃO: ERICK JHONYS PAES SARRAF

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ERICK JHONYS PAES SARRAF
DATA: 28/10/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet - PPGECM
TÍTULO:

HISTÓRIA PRA NINAR O PRECONCEITO: como um homem narra a presença de mulheres negras na educação matemática


PALAVRAS-CHAVES:

Professoras. Raça. Gênero. Educação Matemática


PÁGINAS: 64
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
RESUMO:

Esta dissertação de mestrado abre alas para as histórias que – as vezes – a história não conta. Busca apresentar as narrativas de professoras de matemática, autodeclaradas negras, dando ênfase as suas trajetórias de vida e profissional relacionadas a questão de raça, gênero e formação em educação matemática. O objetivo é verificar como professoras negras de matemática atuantes na rede básica de ensino, no município de Marabá/PA, percebem os assuntos de raça e gênero em sua trajetória pessoal e profissional. E, especificamente, descrever como são suas experiências com os  assuntos de raça e gênero no campo da educação matemática; delinear a concepção destes sujeitos acerca do seu entendimento frente ao preconceito; identificar as possíveis fragilidades de professores negras de matemática sobre os temas relacionados à raça e o gênero; visando a assunção destes objetivos se faz – exclusivamente – para responder ao questionamento: Como professoras negras de matemática percebem o preconceito, através da ótica das relações de raça e gênero? Como caminho metodológico se configurou com uma pesquisa qualitativa, utilizando a Fenomenologia Social como enfoque, a entrevista narrativa para análise estrutural de reunião de dados e o método documentário para interpretação. Em síntese, a obtenção dos resultados buscaremos evidenciar – se existe ou não – a fragilidade na percepção das professoras negras sobre o preconceito no campo da educação matemática. Portanto, com a efetivação dessa investigação será possível a captura e o registro das falas dos atores sociais investigados e, compreender como vem sendo construído os debates sobre raça, gênero e educação matemática no campo acadêmico. A pesquisa possibilitará evidenciar assuntos considerados “marginais” na produção acadêmica, em especial na formação de professores de matemática, como a raça e o gênero, possibilitando que a história dos personagens seja de conhecimento público, e também sirva de microfone para que tenham voz e façam barulho, ou seja, romper com preconceitos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2556176 - ANA CLEDINA RODRIGUES GOMES
Interno - 2418119 - LUCELIA CARDOSO CAVALCANTE
Externo à Instituição - HARRYSON JUNIO LESSA GONÇALVES
Notícia cadastrada em: 24/10/2021 11:26
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