Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA EDLENE ANDRADE BARBOSA REGO

DISCENTE: MARIA EDLENE ANDRADE BARBOSA REGO
DATA: 20/12/2021
LOCAL: sala virtual

AS ATITUDES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA DE ESTUDANTES DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UNIFESSPA

Atitudes. Matemática. Educação do campo. Formação de professores.

ÁREA: Educação

Esta pesquisa tem como objetivo investigar as atitudes em relação à Matemática dos estudantes do curso Licenciatura em Educação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Para tanto, buscará responder à seguinte questão problema: Em que medida as atitudes em relação à Matemática dos estudantes da Licenciatura em Educação do Campo da Unifesspa implicam na escolha da habilitação em Matemática? A abordagem metodológica será quali-quantitativa. Quanto a seus objetivos, a pesquisa será organizada de forma exploratória e descritiva. Para a coleta de dados, serão utilizados diversos instrumentos de pesquisa, distribuídos em duas etapas: na primeira, será aplicado um questionário de caracterização dos participantes; na sequência, a Escala de Atitudes do tipo Likert. Ambos os processos acontecerão de maneira virtual, por meio de um link de acesso ao formulário, enviado por e-mail institucional. Após a compilação dos dados coletados na etapa 1, a pesquisa segue com a realização de entrevistas semiestruturas com 6 participantes selecionados de modo equânime a partir das respostas definidas como negativas, medianas e positivas assinaladas na Escala de Atitudes. A opção pelo uso da internet para a aplicação do instrumental deu-se pela sua praticidade e versatilidade, além do ganho de tempo que proporciona em decorrência do período pandêmico e do afastamento social. Após a coleta e tratamento dos dados, o estudo completa-se com a análise e a compreensão deles.

Interno - 2121241 - CARLOS ALBERTO GAIA ASSUNCAO
Externo à Instituição - GERSON RIBEIRO BACURY