O USO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS NO ENSINO REMOTO: UMA ABORDAGEM À SALA DE AULA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO MATEMÁTICO
Ensino de Matemática. Ferramentas Digitais. Letramento Matemático. Discurso Matemático.
A presente pesquisa aborda uma investigação acerca do uso das ferramentas digitais no ensino remoto de matemática. Buscamos analisar como o uso de ferramentas digitais potencializam o ensino e a aprendizagem de matemática sob a perspectiva do letramento matemático. Os aportes teóricos estão alicerçados no discurso matemático, que analisa a forma como os objetos matemáticos são definidos e utilizados, para isso buscamos apoio teórico em Sfard (2008), Fonseca (2009) e Bairral (2011). Apoiaremos nossa pesquisa nas reflexões de Kenski (2004), Soares (2009) e Moran (2012), pois trazem importantes contribuições acerca da concepção de letramento matemático e uso de ferramentas digitais. A pesquisa será desenvolvida em uma escola pública de ensino fundamental- Anos finais, localizada no munícipio de Canaã dos Carajás-PA. Enquanto a metodologia, podemos caracterizar nossa pesquisa como explicativa, fazendo uso do método observacional, quando levado em conta sua natureza e seus objetivos, em relação a técnica será de estudo de caso, e qualitativa considerando sua problemática. Usaremos como instrumentos de produção de dados o desenvolvimento de sequências de ensino e o registro escrito de todo processo interativo estabelecido a partir disso; o diário de campo, onde serão registradas todas as atividades, de qualquer natureza. Esperamos que nossa pesquisa possa contribuir para a literatura e para futuros docentes de matemática.