Banca de DEFESA: JHÉSSICA ELAYNE GOMES DA CRUZ PIANO

DISCENTE: JHÉSSICA ELAYNE GOMES DA CRUZ PIANO
DATA: 10/03/2022
LOCAL: sala virtual

(RE)ESCREVENDO A HISTÓRIA DOS ANCESTRAIS DE UMA COMUNIDADE PERIFÉRICA NA BUSCA DE SABERES PRIMEVOS PARA DESTES FAZER SABERES ESCOLARES

Saberes primevos. Ensino e aprendizagem. Formação continuada de professores de Ciências da Natureza.

ÁREA: Educação

Esta pesquisa tem o intuito de investigar saberes primevos em risco de extinção detidos por pessoas anosas, moradoras da Vila de Porto Grande, município de Cametá/PA, verificando a possibilidade de dialogarem com o conhecimento científico, para transformá-los em saberes escolares e posteriormente, serem utilizados por professores de Ciências da Natureza atuantes na Vila e, para tanto, apresento uma proposta de formação continuada para professores das Ciências da Natureza. Para isso realizei um levantamento bibliográfico a respeito do que são saberes primevos (também chamados de saberes populares, tradicionais, ou etnossaberes) a fim de elaborar uma proposta que possa contribuir no contexto da formação continuada, promovendo a alfabetização científica de professores do lócus da pesquisa, mais especificamente, no município de Cametá/PA. Para esta discussão, destaco principalmente, os pressupostos teóricos defendidos por Chassot (2019, 2018, 2016, 2014, 2008, 2003), Oliveira (2017), Eleutério (2015), Ceolin (2015), Gondim (2007), dentre outros. A pesquisa encaixa-se na abordagem qualitativa, do tipo exploratório e bibliográfico com pesquisa de campo. Para a coleta de dados o principal instrumento foi a realização de entrevistas semiestruturadas junto as pessoas anosas do município. Não obstante sua importância e riqueza, os saberes primevos não são, de maneira usual, validados pela ciência, e talvez por isso, muitas vezes, são desvalorizados em algumas situações formais de ensino. E, por meio desta pesquisa uma gama de saberes pôde ser garimpada, e posteriormente, por meio do diálogo com autores que discutem esta temática, foi possível perceber as possibilidades de serem transformados em saberes escolares. A partir disso, as possibilidades de utilizá-los começaram a ser vislumbradas. Pensando nessa perspectiva, idealizamos a proposta da formação continuada, acreditando que focando nos professores em exercício, poderemos auxiliá-los para promoção de práticas que viabilizem a alfabetização científica na educação básica.

Interno - 1315656 - ALESSANDRA DE REZENDE RAMOS
Externo à Instituição - IRLANE MAIA DE OLIVEIRA