PANORAMA NACIONAL DA INSERÇÃO DE ASTRONOMIA NA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: REFLEXÕES A PARTIR DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO
Ensino de Astronomia. Currículo de Pedagogia. Formação do Pedagogo. Anos Iniciais.
Visando articulações entre o ensino de Astronomia e o currículo desta Ciência presente na formação inicial de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, esta pesquisa tem por finalidade projetar reflexões de como o ensino de Astronomia presente no currículo de Pedagogia influência, a longo prazo, a Alfabetização Científica dos estudantes. Para isso, buscar-se-á identificar as pesquisas com ênfase nessas áreas de estudo, através de uma pesquisa do tipo estado arte, bem como analisar o currículo, na área de ciências, que forma esses professores. O estudo que este trabalho se propõe a realizar, é dividido em duas etapas: a primeira denomina-se como estado da arte, cujo objetivo é encontrar artigos que tratem sobre a temática proposta. A segunda etapa, constitui-se em uma pesquisa documental, em que são analisados os PPCs (Projeto Pedagógico de Curso) dos cursos de Pedagogia de uma instituição de Nível Superior, de cada uma das capitais dos vinte e seis estados brasileiros e do Distrito Federal. O referencial metodológico utilizado para ambas as fases da pesquisa é a Análise de Conteúdo Categorial de Bardin. Após a conclusão das coletas e análises, os resultados em uma primeira identificação apontam para poucas pesquisas publicadas com ênfase na formação inicial de professores dos anos iniciais e ensino de Astronomia, como também para um currículo insuficiente no ensino de Ciências, especialmente com relação ao ensino de Astronomia na formação inicial de licenciados em Pedagogia.