Banca de DEFESA: VALDINEIA RODRIGUES LIMA

DISCENTE: VALDINEIA RODRIGUES LIMA
DATA: 30/03/2022
LOCAL: Google Meet - PPGECM

Políticas Curriculares para o Ensino Médio e as Novas Diretrizes (2019/2020) para Formação de Professores da Educação Básica: um enfoque sobre o currículo de matemática

Políticas Curriculares. Ensino Médio. Currículo de Matemática. Reforma do Ensino Médio. BNCC.

ÁREA: Multidisciplinar

Esta dissertação se situa no campo das políticas públicas educacionais, com foco nas políticas curriculares. Toma como objeto de estudo o ensino de Matemática no Ensino Médio, com o objetivo de analisar as políticas curriculares para o Ensino Médio, realizadas no Brasil no período de 2010 a 2020, com enfoque no ensino de matemática e sua relação com as novas diretrizes para formação inicial e continuada de professores da Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, realizada por meio da pesquisa bibliográfica que possibilitou o desenvolvimento do estado da arte, se pautando na pesquisa e análise documental, devido a riqueza de informações extraídas e resgatadas dos documentos, para compreender e justificar as políticas curriculares analisadas. Tendo em vista a complexidade do tema, optouse por fazer uso, enquanto ferramenta de análise da abordagem teórico-metodológica do Ciclo de Políticas de Stephen Ball, por meio dos contextos de influência e de produção do texto político. O referencial teórico da pesquisa se embasou em Ball (1994), Mainardes (2007, 2018) por ser um dos principais interlocutores de Ball, nos autores Lopes (2004, 2016, 2019), Lopes e Macedo (2011), Ball e Mainardes (2011), Macedo (2014, 2018, 2019) e Dias (2020) que realizaram discussões e reflexões complexas sobre as políticas educacionais, políticas curriculares e as políticas de currículo nos últimos anos. Os resultados evidenciam concentração de produções sobre políticas curriculares para Educação Básica centradas no Ensino Fundamental, revelam a carência de produções que relacionam as políticas curriculares e o ensino de Matemática no Ensino Médio, o que significa dizer que essa escassez de produções precisa ser superada e assim a área de Educação Matemática poderá contribuir com investigações sobre questões mais abrangentes ao ensino de Matemática e possibilitar estudos que considerem também as políticas curriculares. O estudo corroborou para evidenciar que as reformas curriculares e as políticas para formação de professores no Brasil continuam à mercê das influências neoliberais de cunho internacional. Quanto a matemática, verificou-se que o documento da BNCCEM se propôs a pensar a escola sem ouvir suas demandas e reais necessidades e acaba não evidenciando uma concepção bem definida sobre como devem ser desenvolvidas as práticas escolares, que deveriam preparar os jovens para se tornarem protagonistas de uma sociedade capitalista. A pesquisa constatou que as novas diretrizes para formação inicial e continuada de professores da Educação Básica estão alinhadas à BNCC e seguem o mesmo propósito capitalista que visa interesses de setores privados.

Presidente - 2556176 - ANA CLEDINA RODRIGUES GOMES
Interno - 2190619 - NARCISO DAS NEVES SOARES