FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: reflexões sobre o programa residência pedagógica na perspectiva da construção da identidade profissional docente
Formação inicial. Licenciatura em química. Programa residência pedagógica. Identidade profissional docente
A formação inicial docente constitui um ato legítimo de tornar apto o profissional da educação para o magistério. Este estudo se propõe apresentar o Programa Residência Pedagógica (PRP) que, articulado aos demais programas da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Ensino Superior (CAPES) compõe a Política Nacional de Formação de Professores, tendo como finalidade induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando no contexto da escola de educação básica, conduzindo-o a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática e a mobilização de saberes docentes nas vivências das atividades pedagógicas. Neste contexto, esta pesquisa objetiva investigar as contribuições do subprojeto de química/2020 do PRP de uma Instituição de Ensino Superior Pública (IESP), Campus Marabá-PA, à formação inicial de licenciando de química contemplado a participar deste subprojeto, na perspectiva da construção da identidade profissional docente. O estudo que será desenvolvido é de cunho qualitativo, investigativo e exploratório. O método utilizado para tratamento dos dados será análise temática, que é uma das técnicas da análise de conteúdo fundamentada por Bardin (2011). É constituida em três etapas: pré-análise, exploração de material e tratamento dos resultados, formando categorias que serão direcionadas a inferência e interpretação dos dados à luz do marco conceitual. Os dados serão coletados através de entrevistas semi-estruturadas referentes a temática. As entrevistas serão realizadas via google meet, serão gravadas (em áudio e/ou video) e, posteriormente, transcritas para composição do corpus da pesquisa seguindo as regras estabelecidas por Bardin (2011): exaustividade, representatividade, homogeneidade, pertinência e exclusividade. Os participantes envolvidos no estudo serão 13 residentes bolsistas licenciando de química identificados por códigos para preservação de sua identidade. A finalidade deste estudo é gerar reflexões sobre as contribuições do PRP à formação inicial docente e torná-las públicas no meio acadêmico .