Banca de DEFESA: SORAYA GONCALVES SANTOS

DISCENTE: SORAYA GONCALVES SANTOS
DATA: 18/04/2022
LOCAL: Google Meet - PPGECM

RELAÇÕES ENTRE PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO POPULAR E O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Ensino de Ciências. Educação Escolar Indígena. Educação Popular. Formação de Professores.

ÁREA: Multidisciplinar

Esta pesquisa objetiva identificar relações existentes entre princípios da educação popular e princípios orientadores da educação escolar indígena e sua proposta para o ensino de ciências, ancorando-se na literatura que aborda a educação popular — Freire (1987); Gadotti (s/d); Brandão (2006) — e a educação escolar indígena, tratada por diversos pesquisadores, entre os quais Fernandes (2020) e Sousa (2020). Os principais documentos utilizados para a discussão dos eixos ensino de ciências e formação de professores foram, respectivamente, o Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas - RCNEI e as Referências para a Formação de Professores Indígenas. A pesquisa almejou construir relações entre princípios norteadores da educação popular e as propostas para o ensino de ciências das escolas indígenas, buscando identificar nesta relação as possíveis contribuições para a formação de professores no contexto escolar indígena. Como pesquisa qualitativa de caráter exploratório, os dados para análise foram gerados a partir do RCNEI, de uma Roda de Conversa realizada com uma pesquisadora indígena que atua na área de currículo de escolas indígenas e entrevistas com professores que ensinam ciências em escolas indígenas da região. Tendo o RCNEI como documento central para a análise documental, foram incorporadas a esta fase: eixos de análise gerados a partir da Roda de Conversa e entrevistas com os sujeitos da pesquisa, do referencial teórico acerca da educação popular e referencial teórico da educação escolar indígena. As discussões e análises realizadas possibilitaram identificar relações entre princípios norteadores da educação popular e os princípios que norteiam o ensino de ciências na educação escolar indígena a partir do RCNEI. Foi possível identificar interrelações que perpassam por elementos como: ensino, currículo, seleção de conteúdos, relação entre saber indígena e não indígena, educação para a autonomia, ensino para a criticidade, valorização dos saberes da comunidade, educação como ferramenta de resistência e transformações sociais.

Presidente - 2556176 - ANA CLEDINA RODRIGUES GOMES
Interno - 2418119 - LUCELIA CARDOSO CAVALCANTE