Banca de DEFESA: KAMILLA FERREIRA DA SILVA

DISCENTE: KAMILLA FERREIRA DA SILVA
DATA: 29/04/2022
LOCAL: PPGECIM UNIFESSPA

A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DOS ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA SOBRE A TRÍADE ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ - UEPA - CAMPUS VII

Formação de Professores de Matemática. Ensino-Pesquisa-Extensão. Colaboração. Representação Social.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

A presente pesquisa está situada no campo da Formação de Professores de Matemática e traz como objeto de investigação o fenômeno da Representação Social da tríade ensino-pesquisa-extensão na formação inicial de futuros professores de matemática. Tem por objetivo investigar a Representação Social da tríade ensino-pesquisa-extensão dos estudantes do curso modular de Licenciatura em Matemática da UEPA e a repercussão dessa representação na formação inicial desses estudantes. Trata-se de uma pesquisa desenvolvida sob abordagem qualitativa, dispondo de uma intervenção investigativa nos moldes da pesquisa-ação colaborativa, tendo como procedimento técnico a coleta de informações baseadas nos entendimentos de Ibiapina (2016) e Fiorentini (2019). A pesquisa-ação colaborativa foi desenvolvida com a colaboração de oito estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da UEPA – Campus de Conceição do Araguaia, em parceria com Grupo Colaborativo de Educação Matemática e Educação Afro-Brasileira - GCEM/EAB da UEPA - Campus de Igarapé-Açu, em uma interface entre a Universidade e Escola, por meio de atividades de ensino, de pesquisa e de extensão. As informações foram analisadas a partir dos princípios e orientações da Análise Textual Discursiva, descridos por Moraes (2003), à luz da Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici.  A questão norteadora que levou a especificação dessa pesquisa foi: Em que termos as vivências e experiências da formação inicial do futuro professor de matemática repercutem em suas representações sociais sobre a tríade ensino-pesquisa-extensão?” A pesquisa foi fundamentada nos aportes teóricos de Charle e Verger (1996) e Rubião (2013) para uma retomada histórica da origem da Universidade e nos marcos que caracterizam a tríade ensino-pesquisa-extensão como caminhos para a construção de saberes, Zeichner (1993) e Fiorentini (1995, 2009) sobre a formação de professores com uma visão reflexiva e colaborativa, e  Moscovici (1978, 2015) sobre os processos de elaboração e as dimensões da representação social.  Os resultados revelam que o contexto social dos estudantes mobilizou elementos para a constituição de uma representação social da tríade ensino-pesquisa-extensão marcada pela primazia da função de Ensino, mas as vivências e experiências dos estudantes em interações permeadas por dinâmicas de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no grupo colaborativo possibilitou-os uma transformação das primeiras representações sociais e um novo olhar sobre a formação do professor de matemática.

Presidente - 512.401.902-63 - EMERSON BATISTA GOMES - UEPA
Interno - 2190619 - NARCISO DAS NEVES SOARES