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Banca de QUALIFICAÇÃO: GISELMA PEREIRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GISELMA PEREIRA DA SILVA
DATA: 02/05/2022
HORA: 10:00
LOCAL: sala virtual
TÍTULO:

ATITUDES E CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUAS RELAÇÕES COM O ENSINO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL


PALAVRAS-CHAVES:

Atitudes; Crenças de autoeficácia; sistema de numeração decimal; formação de professores; professores que ensinam matemática


PÁGINAS: 155
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Inúmeras variáveis influenciam na aprendizagem dos indivíduos desde fatores cognitivos a afetivos e sociais. Em se tratando de matemática ainda é comum a crença de que ela é um componente curricular de difícil compreensão e destinada a poucos, esta crença pode influenciar no modo que os professores ensinam e impactar diretamente na aprendizagem dos alunos. A presente pesquisa investigou associação entre as atitudes e as crenças de autoeficácia em relação à matemática de professores que ensinam matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e o seu conhecimento específico para o ensino do Sistema de Numeração Decimal. Os participantes da pesquisa são os professores da cidade de Marabá-Pará que atuam com turmas de 1º e 2º ano da rede pública de ensino. Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva Gil (2002), com metodologia mista quanti-qualitativa conforme a abordagem de Creswell e Park (2013). Está fundamentada em estudos do campo da Psicologia da Educação Matemática trazendo Brito (1996) com os estudos sobre as atitudes relacionadas à matemática e Bandura (1986) com a Teoria Social Cognitiva, mais especificamente os estudos que versam sobre a autoeficácia relacionada à matemática, além de teóricos da educação produzem pesquisas relacionadas ao Sistema de Numeração Decimal e saberes dos professores que ensinam matemática.  Para a produção dos dados serão utilizados questionários de caracterização dos participantes, escalas de atitudes traduzidas e validadas por Brito (1996), escala de crenças de autoeficácia acerca do conhecimento específico dos professores e para o ensino do Sistema de Numeração Decimal, a ser validada por essa pesquisa, além de uma prova da de Krutetskii (1976) para verificar qual o grau de segurança dos professores para resolver situações- problema relacionadas a unidade temática números. Espera-se que esse estudo contribua para identificar as atitudes em relação a matemática e crenças de autoeficácia em relação ao conhecimento específico e ensino do sistema de numeração decimal dos docentes do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, contribuindo assim, para a os estudos do campo da psicologia da educação matemática e formação continuada de professores.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2556176 - ANA CLEDINA RODRIGUES GOMES
Externo à Instituição - EVANDRO TORTORA
Presidente - 2190619 - NARCISO DAS NEVES SOARES
Notícia cadastrada em: 30/04/2022 20:05
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