Discursos sobre autoavaliação construídos entre mestrandos do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática PPGECM/UNIFESSPA
Revisão integrativa. Análise do Discurso. Metacognição. Iramuteq
A autoavaliação é uma importante temática no contexto educacional. Entretanto,
ainda é pouco discutida em pesquisas educacionais brasileiras. Diante disso, esta
dissertação tem como objetivo apresentar as 3 etapas de elaboração da pesquisa. A
primeira etapa deste trabalho contém o Capítulo I, que apresenta as seguintes teorias: a
Humanista de Carl Rogers e a da Metacognição de John Flavell e Ann Brown. No mesmo
capítulo é apresentado o referencial teórico-metodológico da Análise de Discurso de
Michel Pêcheux e Eni Orlandi. O"Capítulo II” encontra-se na formatação de artigo, já
submetido ao periódico Revista Meta: Avaliação, e trata de revisão integrativa da
temática autoavaliação, e o conhecimento do que está sendo abordado em pesquisas
educacionais a nível internacional. A pesquisa ocorreu em quatro bancos de dados
(Scielo, ScienceDirect, Scopu e, Web of Science) utilizado um conjunto de descritores
(Autoavaliação AND Educação AND Professores AND Alunos AND Ensino) em inglês, e
português que estavam presentes no título e/ou no resumo e/ou nas palavras-chave.
Assim, foram identificados cento e oitenta e nove artigos que abrangeram os critérios da
pesquisa. Após a leitura dos resumos foram selecionados vinte e sete trabalhos para
serem categorizados, analisados e interpretados. O resultado da revisão integrativa
revelou que a maioria dos trabalhos se debruçou sobre a autoavaliação na aprendizagem
de alunos e professores. No “Capítulo III” é apresentada a análise dos discursos dos
mestrandos, sobre a autoavaliação, os discursos estão contidos em diários de bordo,
produzido na disciplina de História e Filosofia da Ciência do Programa de Pós-Graduação
de Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Sul e Sudeste do
Pará, no ano de 2019. Como resultado foi observado a ausência da autoavaliação nos
discursos, que pode relacionar-se com a necessidade de atenção, pelos professores da
disciplina, para nortear a reflexão dos alunos para a autoavaliação, assim como a
existência dessa prática no cotidiano da Escola/Universidade.