Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSÂNGELA FERNANDES DE LIMA

DISCENTE: ROSÂNGELA FERNANDES DE LIMA
DATA: 09/05/2022
LOCAL: Meet

Abordagem linguística à promoção da matemacia

Discurso matemático; Texto matemático; Compreensão textual; Matemacia; Cidadania.

ÁREA: Multidisciplinar

Esta pesquisa apresenta a matemática numa perspectiva sociodiscursiva e busca entrelaces entre o discurso matemático e a promoção da matemacia. De modo objetivo, busca compreender como atividades elaboradas em uma perspectiva da Educação Matemática Crítica, a partir de textos com informações matemáticas, contribuem para o aperfeiçoamento da matemacia de alunos das séries finais do ensino fundamental. A pesquisa está alicerçada na teoria comognitiva de Sfard (2008), e nas ideias de Educação Matemática Crítica de Skovsmose (2000, 2014) e D’Ambrósio (2013). Optou-se por uma pesquisa com abordagem qualitativa, de natureza exploratória e o procedimento adotado será a pesquisa de campo, baseada nas definições metodológicas de Prodanov e Freitas (2013). Os dados serão produzidos por intervenções pedagógicas, tendo como instrumento principal atividades de interpretação e/ou produção textuais (sequência didática), cuja metodologia para a análise e interpretação ainda não foi definida. Espera-se que os alunos consigam compreender as situações discursivas às quais forem submetidos durante as intervenções e que os resultados dessas interações promovam um aperfeiçoamento da matemacia desses alunos.

Presidente - 1805611 - RONALDO BARROS RIPARDO
Interno - 2246480 - VALDOMIRO PINHEIRO TEIXEIRA JUNIOR