O SABER-FAZER DO CAMPO NA ESCOLA: PROBLEMATIZAÇÕES MATEMÁTICAS NO ASSENTAMENTO 26 DE MARÇO, EM MARABÁ-PA
Etnomatemática. Educação do Campo. Práticas Socioculturais. Produção de farinha de mandioca.
A presente pesquisa tem por objetivo analisar potencialidades da problematização de práticas socioculturais desenvolvidas por trabalhadores da produção de farinha de mandioca no Assentamento 26 de Março, Marabá-PA, na implementação de possibilidades pedagógicas para o ensino de matemática na escola local. Propõe-se realizar uma pesquisa qualitativa na perspectiva de Bogdan e Biklen (1994), com inspiração etnográfica, segundo André (2004), Macedo, Sá (2018) e Macedo (2016), e com uma abordagem participativa, de acordo com os escritos de Brandão (1999). O lócus da pesquisa será o Assentamento 26 de Março, localizado no município de Marabá-PA. Os colaboradores da pesquisa serão agricultores produtores de farinha de mandioca e um grupo de estudantes que compõem 8º e 9º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Marighella. Esta pesquisa fundamenta-se no campo da Educação Matemática, especificamente na vertente da Etnomatemática, conforme D’Ambrósio (2002, 2008, 2018) e Knijnik (2003), e está ancorando também na Educação do Campo, em conformidade com Caldart (2003, 2017), da cultura de acordo com Laraia (2007), Santos (1994) e Geertz (2008). Espera-se que esta investigação possa contribuir com outros olhares para um ensino de matemática com a valorização dos saberes socioculturais dos sujeitos do campo.