Banca de DEFESA: IVONILCE BRELAZ DA SILVA

DISCENTE: IVONILCE BRELAZ DA SILVA
DATA: 15/06/2022
LOCAL: Online

Ansiedade à Matemática e sua relação com o bloqueio da aprendizagem de matemática na adolescência: aspectos atitudinais e cognitivos

Matemática; Ansiedade; Controle aversivo; Bloqueio, Avaliação

ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Aprendizagem e Desempenho Acadêmicos

Um dos indicadores do pleno exercício da cidadania é que o jovem ao finalizar a educação básica tenha habilidade para saber usar os conhecimentos matemáticos em atividades do cotidiano. Resultados como estes devem sensibilizar a atenção de pesquisadores bem como dos responsáveis por políticas públicas educacionais. Muitos desses jovens, por conta desses resultados sofríveis, apresentam traços de ansiedade à matemática, comportamento de aversão, evitação, esquiva e fuga do mundo dos números e precisam nao só de suporte cognitivo, mas também de suporte emocional. Fato é que este silogismo tem motivado pesquisadores a entender o fenômeno da Ansiedade à Matemática e suas implicações na aprendizagem. Quando se observa a incidência da Ansiedade à Matemática por nível de escolaridade da Educação Básica nota-se que relatos de sofrimento estão muito mais presentes no nível médio do que no fundamental. Além do mais, fatores externos como os elevados níveis de demandas da escola e pressão familiar por melhor desempenho se elevam, consideravelmente, nessa fase da vida estudantil, favorecendo o constructo de ansiedade. É inevitável destacar brevemente, que a forma como se ensina pode ter impacto negativo no aprendizado da matemática tornando-se um gatilho para a Ansiedade à Matemática. Não há resposta que satisfaça plenamente a todas as questões de uma pesquisa. Mesmo assim, busca-se aqui compreender a relação da Ansiedade à Matemática com o bloqueio da aprendizagem de matemática em estudantes adolescentes do ensino médio; identificar as percepções de sofrimentos relatados quando expostos à necessidade de aprender matemática; compreender a relação entre a crença de autoeficácia e seus impactos sobre o bloqueio da aprendizagem e analisar as pressões institucionais - família e escola e relação com o construto atitudinal da Ansiedade à Matemática. Ninguém tem transtorno de ansiedade à matemática até que entre pra escola. É, pois, necessário que se encontre uma forma de mitigá-lo.

Presidente - 1700723 - CAIO MAXIMINO DE OLIVEIRA
Interno - 1362014 - PATRICK ALVES VIZZOTTO