Banca de DEFESA: MARIA EDLENE ANDRADE BARBOSA REGO

DISCENTE: MARIA EDLENE ANDRADE BARBOSA REGO
DATA: 30/06/2022
LOCAL: sala 9B prédio multiuso

AS ATITUDES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA DE ESTUDANTES DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UNIFESSPA

Escala de Atitudes em relação à Matemática. Educação do Campo. Formação de Professores.

ÁREA: Educação

A presente pesquisa trata da compreensão de atitudes em relação à Matemática de estudantes da Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). A fundamentação teórica da pesquisa contou com os autores Aiken (1961, 1973), Brito (1996), Molina (2011, 2012, 2014) e tantos outros que contribuíram para o desenvolvimento desse estudo, interligando as áreas da Psicologia da Educação Matemática e da Educação do Campo. Para tanto, buscou-se responder à seguinte questão problema: Em que medida as atitudes em relação à Matemática de estudantes da Licenciatura em Educação do Campo da Unifesspa implicam na escolha pela habilitação em Matemática? Visando problematizar esta questão, traçou-se como principal objetivo da pesquisa, identificar se as atitudes em relação à Matemática de estudantes da Licenciatura em Educação do Campo da Unifesspa, influenciam na escolha destes pela habilitação junto ao curso. O estudo foi realizado com a participação de 55 (cinquenta e cinco) estudantes do curso; os instrumentos de coleta de dados foram um questionário de caracterização, uma escala de Atitudes em relação à Matemática do tipo likert, adaptada e validada por Brito (1996) e entrevista semiestruturada com estudantes que apresentaram atitudes mais negativas e atitudes mais positivas. Na primeira etapa, aplicou-se o questionário de caracterização dos participantes; e na sequência, a Escala de Atitudes em relação à Matemática, do tipo likert. Após a compilação dos dados coletados na primeira etapa, a pesquisa seguiu com a realização da segunda etapa entrevistas semiestruturadas com 10 (dez) participantes selecionados da seguinte forma: 02 (dois) Sem área do conhecimento (SAC), 02 (dois) da área Matemática (MAT) , 02 (dois) da área Letras e Linguagem (LL), 02 (dois) da área Ciências Agrárias e da Natureza (CAN) e 02 (dois) da área Ciências Humanas e Sociais (CHS), todos foram selecionados a partir da pontuação na escala de atitudes em relação à Matemática, sendo um com a maior pontuação (atitudes mais positivas) e outro com a menor pontuação (atitudes mais negativas). Após a coleta e tratamento dos dados, o estudo completa-se com a análise e a compreensão deles, a partir da Análise Textual Discursiva (ATD). Conclui-se que as atitudes em relação à Matemática têm forte influência na escolha dos estudantes pela área do conhecimento/habilitação Matemática do curso.

Interno - 2121241 - CARLOS ALBERTO GAIA ASSUNCAO
Externo à Instituição - GERSON RIBEIRO BACURY