Banca de QUALIFICAÇÃO: CELIA EVANGELISTA BRITO

DISCENTE: CELIA EVANGELISTA BRITO
DATA: 24/06/2022
LOCAL: ICE/Unifesspa

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE VACINAS E VACINAÇÃO CONSTRUIDAS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II DE UMA ESCOLA PÚBLICA

Representações sociais. Ensino de ciência. Vacinas e vacinação. Aluno.

ÁREA: Multidisciplinar

As vacinas são seguras e eficazes, o binômio vacinas e vacinação são responsáveis pela prevenção, controle, eliminação e erradicação de inúmeras doenças, e, por conseguinte, salvam milhões de vidas todos os anos. Apesar disso, a cobertura vacinal global vem apresentando declínio, os pesquisadores e autoridades da temática alertam que é necessário o envolvimento de toda sociedade para reversão dessa problemática. Nessa perspectiva, esta pesquisa objetivou investigar as representações sociais sobre vacinas e vacinação   construídas por alunos do ensino fundamental II de uma escola pública do município de Itupiranga, Pará. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualiquantitativa, fundamentada na Teoria das Representações Sociais na sua abordagem estrutural, segundo (ABRIC, 2000). Os participantes foram 197 alunos dos anos finais do ensino fundamental, eles responderam um questionário constituído por perguntas abertas, fechadas e a Técnica de Associação Livre de Palavras, contendo nove questões sobre perfil sociodemográfico e dezenove perguntas relacionadas as vacinas e vacinação, de modo geral e contra a Covid-19. As variáveis quantitativas foram analisadas descritivamente, utilizando-se o programa Microsoft Excel versão 2010, e apresentadas por meio de gráficos e tabelas, as palavras evocadas pelos alunos foram processadas pelo programa openEvoc versão 0,92, e analisadas segundo a Teoria do Núcleo Central (ABRIC, 2000). Resultados iniciais apontam que os elementos proteção”, “vou me vacinar” “saúde” e “salvam vidas” têm maior suscetibilidade de pertencerem ao núcleo central. Contudo, o “medo”, “agulha”, “dor”, “desconfiança” e “nervoso” constituíram os elementos periféricos.

Presidente - 2242458 - ANA CRISTINA VIANA CAMPOS
Interno - 681.708.152-15 - DANIELLE RODRIGUES MONTEIRO DA COSTA - UEPA