Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIANE LEITE FELIX

DISCENTE: ELIANE LEITE FELIX
DATA: 29/06/2022
LOCAL: Sala virtual Google Meet

TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: reflexões e possibilidades na construção do conhecimento científico

Tecnologias digitais. Educação. Ensino de ciências. Percepção dos professores.

ÁREA: Multidisciplinar

Partindo do princípio de que as tecnologias favorecem o processo de ensino e aprendizagem, esta pesquisa trabalhou com o objetivo de investigar a percepção dos professores do Ensino Fundamental de Itupiranga, sobre o uso de tecnologias digitais no ensino de Ciências. Os sujeitos participantes foram 81 professores que atuam na educação de Itupiranga, no componente curricular de Ciências no Ensino Fundamental. Trata-se de um estudo de coleta de dados qualitativos e quantitativos. U, utilizou-se questionário semiestruturado com 23 questões objetivas e subjetivas, sob o olhar de Minayo (2004) e Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Os dados foram discutidos a partir do perfil demográfico e profissional dos professores de Ciências; percepção dos professores sobre o uso de tecnologias digitais no processo de ensino de Ciências; como incluir as tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem; a formação e capacitação dos professores em tecnologias digitais; e como seria uma aula de Ciências com o uso de tecnologias digitais. A fundamentação teórica abordou as tecnologias digitais, com apoio das legislações e documentos federais e municipais voltados para a educação, com suporte dos autores Bizzo (2009), Kenski (2012), Moran et al. (2013) e Marques e Silva (2015). Os resultados apontam relevâncias significativas para Itupiranga, onde 73% dos professores são mulheres, pretas ou pardas, com idade média de 41 anos, formadas em nível superior ou mais, trabalhando em turmas de 1º ao 5º ano do Fundamental, média de 13 anos de experiência profissional e trabalhando na cidade do município. Esses professores consideram positivo o trabalho com tecnologias digitais na educação, mesmo que 56,8% admitam não dominar essas tecnologias. E para 64,2% desses professores, o fato das escolas e alunos não possuírem internet prejudica as aulas de Ciências com auxílio das tecnologias digitais.

Presidente - 2242458 - ANA CRISTINA VIANA CAMPOS
Interno - 073.453.199-03 - CAMILA MARIA SITKO MEIRA DOS SANTOS - UFPR