Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIZETE DE LIMA QUEIROZ

DISCENTE: ELIZETE DE LIMA QUEIROZ
DATA: 05/09/2022
LOCAL: meet

SABERES INDÍGENAS GAVIÃO PARKATÊJÊ: Pintura corporal cultural e suas relações com as disciplinas de Ciências da Natureza

Pintura corporal cultural, saberes indígenas

ÁREA: Multidisciplinar

Esta investigação constitui-se como uma pesquisa etnográfica exploratória na Escola Estadual Indígena Pẽptỳkre Parkatêjê, localizada na Aldeia Indígena Parkatêjê no município de Bom Jesus do Tocantins – PA. A pesquisa tem por objetivo investigar como os saberes da extração de corantes naturais de Urucun e Jenipapo utilizados e produzidos na aldeia Gavião Parkatêjê podem promover alfabetização científica na Educação Escolar Indígena. Serão colaboradores da pesquisa 03 (três) professores e 10 (dez) alunos da Escola Pẽptỳkre Parkatêjê. Para a realização de ações formativas com vista a Alfabetização Científica será desenvolvido Laboratório Indígena de Alfabetização Científica Parkatêjê (LABIN-ALCIPA), onde os participantes munidos de diários de bordo para registros poderão além de verbalizar suas experiências culturais indígenas da extração dos corantes naturais do Jenipapo e do Urucum, será ainda solicitado que escrevam textos apoiados em bibliografias e nas discussões ocorridas no LABIN-ALCIPA. Todos esses instrumentos serão a base onde os dados serão expressos, e que posteriormente serão tratados luz das proposições da Análise Textual Discursiva. Consideramos, portanto, relevante discorrer sobre alguns princípios e fundamentos que orientam este tipo de pesquisa, apresentando a autonomia dos Parkatêjês, da adoção de uma educação escolar diferenciada, com metodologias e um currículo escolar próprio, que inclua na sua construção apropriação de saberes primevos detidos pela Aldeia. Assim, se busca promover a relação entre a cultura indígena e as ciências, por meio dos conceitos dos corantes naturais extraídos do jenipapo e do urucum, quando do ensino das disciplinas de Ciência da Natureza, favorecendo a Alfabetização Científica Parkatêjê propiciando o ensino das Ciências contextualizado bem como, favorecendo o processo de aquisição e assimilação do conhecimento e proporcionando uma aprendizagem relevante e duradoura ao povo Parkatêjê, a Educação Escolar Indígena.

Presidente - 002.002.390-15 - ÁTTICO INÁCIO CHASSOT - UFRGS
Interno - 3103064 - CLAUDIO EMIDIO SILVA