Banca de QUALIFICAÇÃO: POLIANA MATOS MENDES DOS SANTOS

DISCENTE: POLIANA MATOS MENDES DOS SANTOS
DATA: 06/10/2022
LOCAL: Google Meet

O APRENDIZADO DE REGRAS EXPLÍCITAS E IMPLÍCITAS EM EQUAÇÕES DO 1º GRAU A PARTIR DE JOGOS DE LINGUAGEM ALGÉBRICOS

Equação do 1º grau; Jogos de linguagem; Regra explícita; Regra implícita; Filosofia da linguagem.

ÁREA: Multidisciplinar

O objetivo desta pesquisa foi compreender de que modo os alunos manipulam regras explícitas e implícitas de equações do 1º grau, a partir dos jogos de linguagem algébricos. A pesquisa empírica contou com a participação de 20 alunos, numa turma de 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal em Canaã dos Carajás/PA. A fundamentação dessa pesquisa procura desvelar diferentes jogos de linguagem envolvidos no aprendizado de equações do 1º grau, trazendo como subsídio teórico as ideias do filósofo Ludwig Wittgenstein concernentes à filosofia da linguagem. Quanto à abordagem, essa pesquisa configura-se como qualitativa, cujo método adotado foi o estudo de caso. Dentro dessa perspectiva, utilizou-se como técnicas de pesquisa a observação, a entrevista e análise de atividades desenvolvidas pelos alunos. Como instrumentos para coleta de dados utilizou-se o diário de campo/bordo, gravador de voz, recursos audiovisuais (Google meet), slides, videoaulas apresentadas no YouTube e o Google forms. Para a análise do material coletado na pesquisa empírica, temos o aporte teórico a partir do que propõe a Filosofia da Linguagem de Ludwig Wittgenstein (2009).  Quanto aos resultados, visamos contribuir para uma prática que concilie o domínio do conceito e as regras matemáticas. Entendemos que não é necessário afirmar que a manipulação explícita ou implícita das regras, seja mais eficiente que a outra, o ensino pode ocorrer de diversas maneiras, e assim, propiciar possibilidades didáticas para um aprendizado exitoso.

Externo à Instituição - PAULO VILHENA DA SILVA
Interno - 1805611 - RONALDO BARROS RIPARDO