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Banca de QUALIFICAÇÃO: BÁRBARA DE ALMEIDA SILVÉRIO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BÁRBARA DE ALMEIDA SILVÉRIO
DATA: 05/10/2022
HORA: 08:30
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

A OMISSÃO DO PROTAGONISMO DE HENRIETTA LEAVITT NA ELABORAÇÃO DA RELAÇÃO PERÍODO-LUMINOSIDADE


PALAVRAS-CHAVES:

Henrietta Leavitt; Ensino de Astronomia; Teoria Ator-Rede; Epistemologia Feminista.


PÁGINAS: 126
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

Esta pesquisa trata do Ensino de Ciências, História, Filosofia e Sociologia da Ciência e a questão
de gênero no mundo científico. Com esses três pilares defende-se que ensino de ciências
contextualizado à discussão de um acontecimento histórico, no qual uma mulher teve papel
central, pode auxiliar no melhor desenvolvimento feminino na área. A mulher que aqui se
destacou foi Henrietta Leavitt (1868 – 1921), uma calculadora no Observatório de Harvard, que
nesta função chegou à Relação Período-Luminosidade, ferramenta que mais tarde seria essencial
para o desenvolvimento de métodos de estimativa de grandes distâncias no espaço. Uma das
pessoas que deu continuidade aos estudos sobre a relação foi Harlow Shapley (1885 – 1972), um
astrônomo estadunidense que, devido a suas pesquisas, foi muito mais citado pelos pares do que
ela. Henrietta Leavitt estava entre as primeiras mulheres contratadas no Observatório, portanto
seu contexto social era de pioneirismo fora da esfera doméstica na virada do século XIX para o
século XX. Considerando que existiram relações de gênero ao longo de sua vida e,
principalmente, no que diz respeito ao estabelecimento da Relação Período-Luminosidade,
buscou-se entender como Leavitt era vista na construção científica desse conceito. A
metodologia de pesquisa utilizada foi análise documental, utilizando principalmente recortes de
jornais do período, artigos científicos da área, trocas de correspondências e trechos de diários
pessoais de pessoas envolvidas com ela ou com Harlow Shapley. Tendo como base de análise
das relações sociais e de gênero a Teoria Ator-Rede de Bruno Latour e a Epistemologia feminista
de Londa Schienbinger. Assim, notou-se que, possivelmente, para além da pesquisa
aprofundada, Harlow Shapley, possivelmente, ganhou mais destaque entre os astrônomos da
época por sua influência acadêmica e que o protagonismo de Henrietta Leavitt vem crescendo a
passos lentos atualmente, devido a estudos da história em que ela se inseria. Este trabalho buscou
evidenciar que tratar de História e Gênero nas Ciências no ensino pode motivar mais meninas a
se engajarem no fazer científico e como um inesperado mas feliz desdobramento se
desenvolveram duas atividades didáticas que abordam esse episódio histórico.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 073.453.199-03 - CAMILA MARIA SITKO MEIRA DOS SANTOS - UFPR
Interno - 381.194.552-15 - ALESSANDRA DE REZENDE RAMOS - UFOPA
Externo à Instituição - INDIANARA LIMA SILVA
Notícia cadastrada em: 17/10/2022 18:33
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