Banca de DEFESA: AMANDA GIL CARDOSO DE LIMA

DISCENTE: AMANDA GIL CARDOSO DE LIMA
DATA: 21/11/2022
LOCAL: Meet

Atitudes em relação à leitura e desempenho na resolução de problemas de alunos ingressantes do Curso de Matemática

Discurso Matemático. Leitura. Atitudes. Resolução de Problemas.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Pesquisas têm apontado que a escrita e a leitura são importantes no desenvolvimento dos discentes na resolução de problemas. Outras apontam estreita relação entre as atitudes de alunos em relação a certas áreas do conhecimento, como a Matemática e a Estatística, e o seu desempenho nessas atividades, respectivamente. Assim, é possível hipotetizar que a atitude em relação à leitura pode ter alguma relação com a resolução de problemas, pois compreender o que o problema propõe é uma atividade da leitura e sem a qual não é possível prosseguir com a resolução. Esta dissertação teve por objetivo identificar se a atitude de discentes ingressantes do curso de Licenciatura em Matemática em relação à leitura apresenta alguma relação com seu desempenho em uma Prova de Matemática. A pesquisa teve abordagem exploratória descritiva. O local da pesquisa foi a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e os sujeitos, discentes do curso de Matemática (Licenciatura) que cursavam o primeiro semestre no ano de 2020. Foram aplicados dois instrumentos para produção de dados: a Escala de Atitudes em Relação à Leitura e uma Prova de Matemática. Os resultados apontam que as atitudes do grupo em relação à leitura foram mais negativas e o gênero feminino demonstrou atitudes mais positivas em relação à leitura do que os sujeitos do gênero masculino. A média geral da nota da turma na Prova de Matemática (0,0 a 10,0 pontos) ficou abaixo da média dessa prova. No que se refere às atitudes em relação à leitura e como ela se relaciona com o desempenho dos alunos na Prova de Matemática, identificamos que as atitudes negativas se concentraram majoritariamente no grupo dos que obtiveram nota mais alta na Prova de Matemática e os situados no grupo do que tiveram notas mais baixas as atitudes foram mais positivas, apontando para uma possível relação inversa entre esses constructos no grupo pesquisado.

Presidente - 1805611 - RONALDO BARROS RIPARDO
Interno - 2121241 - CARLOS ALBERTO GAIA ASSUNCAO