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Banca de DEFESA: GISELMA PEREIRA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GISELMA PEREIRA DA SILVA
DATA: 18/11/2022
HORA: 08:00
LOCAL: sala virtual
TÍTULO:

Atitudes e Crenças de Autoeficácia em Relação à Matemática de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e suas Relações com o Ensino do Sistema de Numeração Decimal


PALAVRAS-CHAVES:

Conhecimentos matemáticos, saberes docentes, Psicologia da Educação Matemática.


PÁGINAS: 188
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Inúmeras variáveis influenciam na aprendizagem dos indivíduos, desde fatores cognitivos a afetivos e sociais. Em se tratando de matemática, ainda é comum a crença de que é um componente curricular de difícil compreensão destinada a poucos, esta crença pode influenciar no modo que os professores ensinam e impactar diretamente na aprendizagem dos alunos. A presente pesquisa partiu da seguinte pergunta: quais as relações entre as atitudes e as crenças de autoeficácia de professores do 1º e 2º ano do ensino fundamental em seu conhecimento específico para ensinar o sistema de numeração decimal? E objetivou de forma geral investigar se existe relação entre as atitudes em relação à matemática e as crenças de autoeficácia em seu conhecimento específico e conhecimento para ensinar o Sistema de Numeração Decimal de professores que atuam no 1º e 2º ano do Ensino Fundamental na cidade de Marabá-Pará. Os participantes da pesquisa foram 70 professores da cidade de Marabá-Pará que atuam com turmas de 1º e 2º ano da rede pública de ensino. Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva Gil (2002), com metodologia mista quanti-qualitativa conforme a abordagem de Creswell e Park (2013). Está fundamentada em estudos do campo da Psicologia da Educação Matemática a partir de Brito (1996) com os estudos sobre as atitudes relacionadas à matemática e Bandura (1986) com a Teoria Social Cognitiva, mais especificamente os estudos que versam sobre a autoeficácia relacionada à matemática. Além de teóricos da educação que produzem pesquisas relacionadas ao Sistema de Numeração Decimal e saberes dos professores que ensinam matemática. Para a produção dos dados foram utilizados questionário de caracterização dos participantes, escala de atitudes traduzidas e validadas por Brito (1996), questionário de crenças de autoeficácia acerca do conhecimento específico dos professores e conhecimento para ensinar o Sistema de Numeração Decimal (SND) disponibilizados por meio digital e também em formulários impressos. Os resultados revelaram que os professores possuem atitudes e crenças de autoeficácia positivas, no entanto carregam marcas de um ensino tradicional, apresentam lacunas em seus conhecimentos específicos acerca do SND. Concluímos que é necessário que a formação continuada de professores possa tematizar e trazer as experiências dos professores como ponto de partida para a formação de modo a favorecer a reflexão sobre a prática e o rompimento de concepções inadequadas relacionadas ao ensino e a aprendizagem do SND.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 393.463.232-72 - ANA CLEDINA RODRIGUES GOMES - UFPA
Externo à Instituição - EVANDRO TORTORA
Presidente - 2190619 - NARCISO DAS NEVES SOARES
Notícia cadastrada em: 17/11/2022 09:33
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