FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO PARA INCLUSÃO ESCOLAR: contribuições do desenho universal para aprendizagem
Formação continuada com professores matemática. Desenho Universal para Aprendizagem. Educação Inclusiva
Neste estudo analisa-se implicações de um processo de formação continuada com professores de matemática baseada no desenho universal para aprendizagem (DUA) para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas em turmas de Ensino Médio. A formação de professores em serviço pode favorecer uma articulação teórica e prática que qualifique o trabalho pedagógico promovendo a aprendizagem de todos os alunos, incluindo os que têm deficiência. A pesquisa se fundamenta na abordagem qualitativa desenvolvendo-se com base nos princípios da pesquisa colaborativa com professores que ensinam matemática em turmas de Ensino Médio de uma Escola Pública de Marabá. No processo investigativo, foram realizadas sessões formativas com professores de Matemática nas quais o desenho universal para aprendizagem (DUA) é um eixo temático transversal, abordado como estratégia basilar para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas. Os resultados parciais evidenciam que a promoção de um espaço de formação continuada baseado no DUA apresenta contribuições para o desenvolvimento de uma escolarização qualificada de alunos público-alvo da educação especial. Espera-se avançar nas análises sobre o potencial contributivo do desenho universal para aprendizagem (DUA) em processos formativos e na melhoria de práticas pedagógicas inclusivas no ensino de Matemática