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Banca de DEFESA: MARINA DO NASCIMENTO SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARINA DO NASCIMENTO SANTOS
DATA: 09/12/2022
HORA: 17:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

ANÁLISE DA AQUISIÇÃO DE NÍVEIS DE APRENDIZAGEM SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PEDAGOGOS QUE ENSINAM DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

taxonomia SOLO; metodologias ativas; formação continuada; ensino de Ciências.


PÁGINAS: 97
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

Atualmente muito se tem discutido sobre a importância de práticas educativas para o
Ensino de Ciências para melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Nesse
contexto, as metodologias ativas surgem com a proposta de colocar o aluno como o
principal agente de seu aprendizado, além de contribuir para a formação de um
cidadão capaz de intervir na sociedade. Dessa forma, entende-se que as
metodologias ativas possam auxiliar no processo de desenvolvimento das
competências e habilidades sugeridas para o trabalho com Ciências nos anos iniciais
do Ensino Fundamental, e, nesse sentido, é essencial que o professor seja formado
para utilizá-las. Assim, o presente estudo tem como objetivo avaliar os níveis de
aprendizagem alcançados em metodologias ativas, a partir da realização de um curso
de formação continuada para Pedagogas que ensinam Ciências nos anos iniciais do
Ensino Fundamental, a fim de incentivar professores a utilizar metodologias ativas em
suas aulas. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se entrevistas
semiestruturadas pré e pós curso de formação, que posteriormente foram transcritas
com auxílio de um aplicativo para facilitar a análise das mesmas. Para a análise dos
dados foi utilizada a taxonomia SOLO (BIGGS e COLLIS, 1982) que apresenta a
possibilidade de identificar níveis hierárquicos de complexidade do entendimento
sobre conteúdos de diferentes domínios, a partir de instrumentos desenvolvidos para
esse objetivo. Os resultados mostram que a pesquisa contribuiu para a discussão de
elementos importantes no ensino de Ciências, uma vez que as participantes
demonstraram a reflexão sobre a própria prática e a realização do curso pode
contribuir para subsidiar teoricamente a práxis e provocar mudanças significativas no
ensino de Ciências.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 073.453.199-03 - CAMILA MARIA SITKO MEIRA DOS SANTOS - UFPR
Interno - 681.708.152-15 - DANIELLE RODRIGUES MONTEIRO DA COSTA - UEPA
Externo à Instituição - MARIANA APARECIDA BOLOGNA SOARES DE ANDRADE
Notícia cadastrada em: 22/12/2022 09:24
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