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Banca de QUALIFICAÇÃO: MAIANA MAIA SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAIANA MAIA SOUSA
DATA: 20/12/2022
HORA: 08:30
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

Análise do impacto da implementação das estratégias do ensino por investigação em alfabetização científica, crenças de autoeficácia, ansiedade às ciências em alunos do 9º ano


PALAVRAS-CHAVES:

Investigação científica, Alfabetização Científica, Autoeficácia, Ansiedade às Ciências


PÁGINAS: 42
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

Introdução. O ensino de Ciências investigativo deve situar o educando no universo em que está inserido, instrumentalizando-o a compreender, a analisar, a discutir, e a transformar o seu meio. Dessa maneira, pode ser capaz de melhorar a alfabetização científica, mas também aspectos de autoeficácia na aprendizagem de Ciências, e aspectos atitudinais, como a Ansiedade às Ciências. Para entender a relação entre essas variáveis, o presente projeto propõe a aplicação de sequências didáticas experimentais investigativas e avaliação de seu impacto sobre alfabetização científica, crenças de autoeficácia, e ansiedade às ciências. Justificativa. O projeto proposto visa compreender fatores qualitativos e quantitativos nos quais as crenças de autoeficácia influenciam no processo de ensino e aprendizagem em Ciências abordados em uma perspectiva do S.E.I. (Sequência de Ensino Investigativo). São poucas produções literárias direcionadas para esse campo que envolve fatores intrapsíquicos e da interação entre o pensar, o sentir, e o fazer. O ensino de ciências deve desenvolver estudantes capazes de enfrentar as situações que podem ocorrer no seu cotidiano, a realização de trabalhos em grupo, e a resolução de problemas, seja individual ou coletivamente. É necessário pensar em aprendizagens que permita a formação de habilidades em um processo de aprendizagem ativa baseada na valorização dos conhecimentos de que os alunos já dispõem, permitindo que o ensino seja interativo, dialógico e aberto, centrado no aprendiz e auto direcionado, contribuindo para aumentar a sua autoeficácia e percebendo seu desempenho de progresso e êxito em sua aprendizagem. Hipóteses. Hipótese 1: A sequência experimental investigativa (S.E.I.) promoverá melhor alfabetização científica do que os métodos usuais; Hipótese 2: A sequência experimental investigativa produzirá aumento nas crenças de autoeficácia, enquanto o método usual não produzirá aumento significativo. Hipótese 3: A Ansiedade às Ciências percebida diminuirá as crenças de autoeficácia, diminuindo o rendimento em alfabetização científica. Objetivo geral: Analisar o efeito da implementação da S.E.I. sobre os indicadores de Alfabetização Científica, e sua mediação por crenças de Autoeficácia e Ansiedade às Ciências em uma turma do 9º ano.  Objetivos específicos: 1) Instrumentalizar professor da educação básica, das turmas do 9º ano A e B para aplicação de uma sequência didática; 2) Utilizar nas aulas de Ciências uma sequência didática adaptada da base de dados da plataforma Nova Escola com atividades investigativas utilizando a habilidade EF 09CI14, organizadas em plano de aulas; 3) Avaliar o impacto da SEI sobre crenças de autoeficácia; 4) Analisar a ansiedade em relação a aprendizagem em Ciências; 5) Analisar a Alfabetização Científica dos alunos em relação aos conhecimentos de Ciências; 6) Avaliar o efeito mediador da AC sobre crenças de autoeficácia e dessas sobre Alfabetização Científica. Métodos. Delineamento do estudo. A metodologia da pesquisa será quantitativa, em método hipotético-dedutivo em duas turmas do 9º ano da escola pública Cristo Rei, na cidade de Marabá-Pará. Para o desenvolvimento da pesquisa, a turma selecionada para a intervenção (“grupo de intervenção”) passará por 3 momentos de uma sequência experimental investigativa (S.E.I.), dividida em 3 encontros presencias, contendo em cada encontro 2 horas-aula semanais. Será desenvolvido uma sequência didática em parceria com o professor de Ciências. As aulas serão direcionadas para as atividades investigativas, proporcionando aos alunos possibilidades de se envolverem com os problemas da ciência, investigando suas relações e construindo conceitos a eles associados. Forma de coleta. Os dados serão coletados logo após cada aula presencial, através de instrumentos respondidos individualmente e com instruções em dadas em grupo. Tamanho da amostra. A S.E.I. será aplicada em todas as crianças da turma sorteada (total de n = 35-40 crianças). A turma que não fará parte da intervenção no primeiro momento terá acesso à S.E.I após o encerramento da coleta de dados através de pequenas oficinas em dias aleatórios no calendário letivo escolar. Instrumentos. Na primeira semana será aplicado o Teste de Alfabetização Científica Básica. Na segunda semana será aplicada a Escala de Ansiedade às Ciências. Na terceira semana aplicará a Escala de Autoeficácia Acadêmica Análise dos dados. Para as Hipóteses 1 e 2, os dados serão analisados através de testes t não-pareados. Para a hipótese 3, os dados serão analisados através de teste linear generalizado com moderação (previsões 1 e 2) e correlações parciais (previsão 3). Critérios de inclusão e exclusão. Para inclusão na amostra foram elencados os seguintes critérios: 1) ser adolescente; 2) estar regularmente matriculado na turma do 9º ano no qual será desenvolvida a pesquisa; 3) ter sua participação autorizada formalmente por seu responsável; 4) concordar em participar da pesquisa por meio de documento. Serão considerados critérios de exclusão:1) Educandos que não sejam adolescentes; 2) educandos de outras escolas; 3) adolescentes que estejam cursando o nível médio; 4) Educandos que não manifestem interesse em participar ou não tem consentimento dos responsáveis. Riscos e benefícios. Por se tratarem de aspectos de caráter de investigação de  questões emocionais, os participantes podem sentir desconforto emocional durante a resposta aos instrumentos ou durante os momentos da realização da S.E.I. Para minimizar esse risco, será sempre destacado que a pesquisa não terá caráter classificatório em relação ao desempenho dos alunos, e os dados anonimizados e não-individualizados poderão retornar à escola com o pedido da mesma justificando para quais fins serão utilizados. Além disso, será sempre mencionado e garantido o respeito ao direito de o participante não responder alguma pergunta sem nenhuma forma de imposição para tal atitude ou mesmo de total liberdade de desistência da pesquisa a qualquer momento. Os dados não serão enviados individualizados, somente agregados e sempre anônimos em relação aos alunos, para que não ocorra nenhum tipo de segregação ou exclusão. Todos os dados coletados serão guardados em total sigilo e privacidade pela pesquisadora para que possa evitar riscos morais que possam constranger qualquer participante da pesquisa. Os participantes serão devidamente informados que não receberão quaisquer vantagens pecuniária ou de qualquer outra forma, bem como não terão garantia de documento oriundo de sua participação na pesquisa ou mesmo de acompanhamento profissional terapêutico, pois a pesquisa não tem caráter clínico ou diagnóstico de nenhuma natureza. Os participantes não terão benefício em forma de laudo ou acesso ao seu resultado individual como maneira de produzir qualquer tipo de codificação para interesses pessoais. Entretanto, observa-se como vantagem para os participantes, a oportunidade de autoconhecimento oportunizado pela reflexão de seu próprio comportamento ante à situação do aprender Ciências e como as crenças de autoeficácia podem ser importantes fatores para o desempenho de suas atitudes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1700723 - CAIO MAXIMINO DE OLIVEIRA
Interno - 1362014 - PATRICK ALVES VIZZOTTO
Externo à Instituição - DIEGO RAMON SILVA MACHADO
Notícia cadastrada em: 28/12/2022 19:35
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