Banca de QUALIFICAÇÃO: JERUZALEM MARTINS DE SÁ

DISCENTE: JERUZALEM MARTINS DE SÁ
DATA: 13/01/2023
LOCAL: PPGECIM UNIFESSPA

Formação e Autoformação: Explorando Práticas Reflexivas em Sala de Aula à Luz da Perspectiva Autobiográfica

Palavras-Chave: Autoformação. Professor Reflexivo. Ludicidade. Ensino de Geometria.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

Este projeto se situa no campo de discussões sobre a formação docente sob uma perspectiva autobiográfica, e tem por objetivo investigar o processo autoformativo de um professor de matemática, buscando caracterizar sua trajetória de ensino e formação em exercício. Neste sentido, busco responder à seguinte questão de pesquisa: Como se caracteriza o processo de autoformação de um professor de matemática que se sujeita a uma dinâmica que valoriza o lúdico como estratégia de ensino? Para isso, situamos um olhar específico sobre o processo de ensino da Geometria em turmas de 8º ano de uma Escola Pública do Ensino Fundamental do município de Tupirama - TO. Deste modo, para atender à questão norteadora, proponho uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo autobibliográfica, caracterizada por uma pesquisa participativa em que mobilizo um grupo de estudantes por meio de um roteiro de trabalho materializado por uma sequência de ensino e a observância das dinâmicas relativas ao triângulo professor-aluno-saber. Para tanto, assumo por referenciais Lorenzato (2006) e Fiorentini e Lorenzato (2016), sobre pesquisas em laboratórios de matemática e colaboração, Chevallard (1991, 1992, 1999, 2003, 2009) acerca da Teoria Antropológica do Didático, relações didáticas e sequências didáticas, bem como Nóvoa e Finger (2014) acerca da formação autobiográfica. Minha hipótese é a de que a mobilização colaborativa dos objetos matemáticos em dinâmicas mediatizadas por sequências de ensino de geometria caracteriza um ambiente formativo significativo e potencializador de autorreflexões de caráter formativo.

Presidente - 512.401.902-63 - EMERSON BATISTA GOMES - UEPA
Interno - 2190619 - NARCISO DAS NEVES SOARES