Materacia e literacia: uma abordagem sob a perspectiva comognitiva
Materacia. Literacia. Comognição. Discurso matemático escolar.
Esta dissertação volta-se para a compreensão da materacia (SKOVSMOSE, 2001) como instrumento de promoção do Discurso Matemático Escolar (DME) numa perspectiva comognitiva (SFARD, 2008). Tem como objetivo geral compreender a materacia, em sua relação com a literacia, de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Organizada em formato multipaper, cada um de seus 4 artigos discutem os seguintes objetivos específicos:
● o primeiro artigo, intitulado “Sobre os símbolos, as letras e a pesquisa multpaper: um relato memorialístico da minha descoberta como pesquisadora”, é um relato memorialístico que tem como objetivo refletir sobre como estou constituindo-me pesquisadora na área de processos linguísticos em Educação Matemática;
● o segundo artigo, intitulado “Mapeamento das pesquisas com foco em materacia”, tem como objetivo identificar e analisar teses e dissertações produzidas no Brasil, Portugal e Estados Unidos com foco na materacia;
● o terceiro artigo, intitulado “Comognição à materacia: Enlaces teóricos para promoção do Discurso Matemático Escolar”, tem como objetivo examinar os usos do termo materacia no contexto das discussões teóricas propostas por Ubiratan D’Ambrosio e Ole Skovsmose e aproximações com perspectiva comognitiva de Anna Sfard sobre o discurso matemático;
● por fim, o quarto artigo, intitulado “Materacia e literacia: uma análise da correlação entre as habilidades de ler e resolver problemas e exercícios do Discurso Matemático Escolar”, analisa a (co)rrelação entre as habilidades de literacia e de materacia de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental em rotinas do DME.