Banca de QUALIFICAÇÃO: CLARISSA DE OLIVEIRA PINHEIRO

DISCENTE: CLARISSA DE OLIVEIRA PINHEIRO
DATA: 10/03/2023
LOCAL: Google Meet

ETNOMATEMÁTICA E A PINTURA CORPORAL DOS TEMBÉ-TENETEHARA: a inserção da cultura indígena na escola não indígena

Etnomatemática. Pintura Corporal Indígena. Lei 11.645/08. Geometria plana. Tembé da T.I. Maracaxi.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

A pesquisa em desenvolvimento versa sobre a problematização das pinturas corporais realizadas pelos Tembé-Tenetehara da Terra Indígena (T.I.) Maracaxi, traçando relações com a história e cultura dos Tembé da T.I. Maracaxi e o ensino e aprendizagem de matemática na educação básica, em uma perspectiva Etnomatemática, com ênfase no ensino de geometria plana na escola não indígena. Objetiva-se verificar se e de que maneira as figuras geométricas presentes na pintura corporal dos indígenas Tembé-Tenetehara da Terra Indígena de Maracaxi, podem (re) significar a aprendizagem em geometria plana na escola não indígena. Para tanto problematizamos: em que termos os elementos geométricos presentes na pintura corporal dos Tembé-Tenetehara, da Terra Indígena de Maracaxi, podem (re) significar a aprendizagem em geometria plana na escola não indígena? Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, fundamentada nos estudos de Yin (2016), Poupart et. al (2012), Penn (2002), de caráter exploratório, com a utilização de diário de campo e realização de observação participante, as quais destacam Marques (2016) e Minayo, Deslandes e Gomes (2011). Para a produção dos dados, foram realizados diálogos e solicitação de registros dos indígenas na extração e fabricação da tinta do jenipapo, utilizado por eles para a realização da pintura corporal, além de realizar uma atividade pedagógica, na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Cajueiro, localizada na zona rural de Aurora do Pará. Tal ação, contou com o deslocamento de indígenas, da aldeia para a referida escola, na qual foi realizada uma atividade de história e cultura indígena e a prática de pinturas corporais, no sentido de relacionar os conhecimentos de indígenas fazedores de pinturas corporais da TI Maracaxi e os conhecimentos de geometria plana na escola não indígena. Diante disso, analisar-se-á os significados das pinturas corporais indígenas na interface com conhecimentos geométricos no ensino de geometria escolar. Espera-se que, a partir da Semiótica, consiga-se analisar a produção dos saberes tradicionais e as relações com a geometria, considerando a interpretação semiótica daquilo que é o conhecimento (signo) e o significado, pois depende da representação.

Presidente - 1102772 - JOSE SAVIO BICHO DE OLIVEIRA
Interno - 3103064 - CLAUDIO EMIDIO SILVA