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Banca de DEFESA: CRISTIANE SILVA DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CRISTIANE SILVA DE OLIVEIRA
DATA: 03/05/2023
HORA: 16:00
LOCAL: meet
TÍTULO:

CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA E PENSAMENTO ALGÉBRICO: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE MARABÁ-PA


PALAVRAS-CHAVES:

Concepções algébricas, Crenças de Autoeficácia, Pensamento Algébrico, Formação Docente


PÁGINAS: 111
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esse trabalho aborda questões pertencentes à cultura no ensino e aprendizagem de matemáticos na qual os alunos resistem em aprender por acreditarem que este campo de conhecimento está muito distante de suas capacidades cognitivas. Desta forma, a presente pesquisa aporta-se em estudos e pesquisas do campo da Educação Matemática, como: Formação de Professores e Psicologia da Educação Matemática, para tratar, mais especificamente, das crenças de autoeficácia em relação ao Pensamento Algébrico de professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental. A pesquisa teve como questão de pesquisa: de que maneiras as concepções algébricas de professores de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental, se relacionam às crenças de autoeficácia, nos processos formativos docentes, em relação ao conhecimento específico do conteúdo, para o ensino que visa o desenvolvimento do pensamento algébrico? E teve como objetivo geral, analisar como as concepções algébricas de professores de matemática, dos anos finais do Ensino Fundamental, da rede municipal de educação de Marabá-Pará, se apresentam em relação às suas crenças de autoeficácia para o ensino que visa o desenvolvimento do pensamento algébrico, e como isso afeta (ou não) o seu saber docente, possibilitando estabelecer relações entre aspectos cognitivos e afetivos. Foi desenvolvida a partir de uma abordagem de pesquisa mista, envolvendo métodos qualitativos e quantitativos, sendo que os instrumentos utilizados foram, questionários de caracterização dos participantes e uma escala do tipo likert sobre as crenças de autoeficácia do desenvolvimento do pensamento algébrico, desenvolvida por Pinheiro (2018) em relação aos conhecimentos dos professores e a segurança para o ensino dos conceitos algébricos na dimensão da formação continuada. Os sujeitos foram Professores dos anos finais do Ensino Fundamental do município de Marabá-Pará, os dados foram produzidos por meio de uma página de internet, em função da pandemia da COVID. A investigação, aponta, a partir das concepções dos professores, da necessidade de melhorias no currículo de Matemática do Município de Marabá, que a formação continuada tem um certo nível de rejeição por parte dos professores, devendo serem mais atrativas, buscando identificar as reais necessidades de aprimoramento profissional dos professores de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, a fim de constituírem um conhecimento matemático mais consistente, que lhes permita desenvolver melhorias nas suas crenças de autoeficácia relativas a sua prática no ensino de matemática. Dessa forma, podem aprimorar o desempenho dos alunos no desenvolvimento do pensamento algébrico e nas avaliações de larga escala, com vistas à permanência e completude dos estudos em etapas posteriores da Educação Básica.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2190619 - NARCISO DAS NEVES SOARES
Interno - 1102772 - JOSE SAVIO BICHO DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - NELSON ANTÔNIO PIROLA
Notícia cadastrada em: 17/05/2023 19:29
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