A Dimensão Socioambiental da Amazônia na Formação Inicial de Professores de Ciências Naturais
Formação inicial; Licenciatura em Ciências Naturais; Questões Socioambientais.
Entendemos que na região Amazônica ainda é latente a problemática relacionada as questões socioambientais, daí surge a necessidade da escola em promover de forma efetiva a disseminação de informações e reflexões que estimulem a construção de conhecimentos sobre tais problemas que afetam a qualidade de vida nesta região. Porém, a educação só poderá proporcionar tais informações e reflexões se os professores estiverem preparados para discutir questões socioambientais de forma crítica e reflexiva. Neste trabalho, propomos discutir: aspectos da formação de professores de ciências numa perspectiva Crítica-Reflexiva; a formação de professores de ciências para atuação na Amazônia e como questões socioambientais da Amazônia estão inseridos no projeto pedagógico de um curso de Licenciatura em Ciências Naturais (UNIFESSPA), buscando apresentar contribuições à pesquisa sobre formação de professores de Ciências Naturais mobilizando saberes voltados para questões socioambientais na Amazônia. Quanto aos aspectos metodológicos a pesquisa tem abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, e para a análise dos dados utilizaremos a Análise Textual Discursiva. Ao finalizar a pesquisa esperamos que os resultados contribuam com a pesquisa em educação e ciências no contexto de formação de professores, ampliando discussões relacionadas aos processos de formação de professores de Ciências Naturais que vai ao encontro das demandas socioambientais, principalmente as que ocorrem no território amazônico.