Banca de DEFESA: ANDRESON SOARES VIANA

DISCENTE: ANDRESON SOARES VIANA
DATA: 20/06/2023

DESEMPENHO EM MATEMÁTICA DOS ALUNOS DA REGIÃO DO XINGU PARAENSE: UMA ANÁLISE DO SAEB 2021

Avaliação de larga escala. Sistema de Avaliação da Educação Básica. Desempenho. Matemática.

ÁREA: Educação

Avaliações de Larga Escala no Brasil são importantes instrumentos para se conhecer o contexto educacional nacional, estadual ou municipal. Por meio destas avaliações é possível compreender informações importantes que compõem os sistemas de ensino, como níveis de aprendizagem, evasão, infraestrutura das escolas e repetência. O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) como um conjunto de avaliações em larga escala possibilita a partir dos seus resultados a obtenção de indicadores educacionais que fornecem subsídios para a instauração de políticas públicas com vistas a melhoria da aprendizagem e do ensino nas escolas. De maneira específica, buscou-se conhecer o desempenho em Matemática, na avaliação do Saeb 2021, dos alunos residentes nas cidades paraenses de Altamira, Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Pacajá, Placas, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu nas turmas do 9° ano do Ensino Fundamental. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, com procedimento bibliográfico, sendo uma pesquisa exploratória. Utilizou-se para as análises os relatórios de resultados do Saeb, gráficos de desempenho e informações importantes do Saeb 2021, além do uso de teorias que permeia as avaliações de larga escala e que ajudam na compreensão dos testes aplicados, como a Taxonomia de Bloom. Os resultados evidenciaram uma complexidade crescente da escala de proficiência a partir da Taxonomia de Bloom e que a maioria dos alunos da região do Xingu se encontram nos níveis mais elementares da Escala de proficiência Saeb e que detém habilidades mais básicas e possuem desempenhos inadequados em matemática.

Interno - 2190619 - NARCISO DAS NEVES SOARES
Externo à Instituição - PATRÍCIA ROSINKE