Banca de QUALIFICAÇÃO: DION LENO BENCHIMOL DA SILVA

DISCENTE: DION LENO BENCHIMOL DA SILVA
DATA: 07/07/2023
LOCAL: Online

As dificuldades na utilização das TDIC como mediadora do processo de ensino na perspectiva dos docentes de biologia da rede estadual de ensino no município de Tucuruí em meio a pandemia

Ensino de Ciências-Biologia; Tecnologia na educação; Pandemia Covid-19; Educação 4.0

ÁREA: Multidisciplinar

Em relação ao ensino mediado por tecnologias, observa-se que se construiu no decorrer da história humana uma sequência de interações entre a sociedade e as novas tecnologias com finalidades educativas, que eram determinadas pelos artefatos e nível tecnológico presente em cada época. Esta pesquisa objetiva analisar as experiências a partir dos desafios educacionais identificados pelos docentes durante o período pandêmico da COVID-19, em relação à adaptação dos docentes na inserção das TDIC no processo de ensino de biologia nas escolas estaduais do município de Tucuruí, PA, respondendo ao seguinte problema: “Como ocorreu o processo de adaptação dos docentes de biologia na inserção das TDIC no processo de ensino durante o período pandêmico da COVID-19 nas escolas estaduais do município de Tucuruí, PA, e quais foram os desafios e limites encontrados por eles ao atuarem na modalidade de Ensino Remoto Emergencial?”. Observa-se que há uma crescente informatização dos instrumentos sociais e de trabalho, onde a utilização de tecnologias digitais na sociedade aumenta continuamente e o educador precisa se apropriar de tais mecanismos. Trata-se de uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, do tipo exploratória, onde a coleta de dados será em ambientes comuns e de pertencimento dos sujeitos de pesquisa. Após os sujeitos da pesquisa, professores de biologia de escolas públicas estaduais do município de Tucuruí, assinarem o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, será aplicado um questionário elaborado baseado nas pesquisas de Rufato (2021) e Queiroz (2021), com perguntas fechadas e abertas que poderão ser apresentadas aos participantes de forma impressa. A Análise dos dados será desenvolvida através da utilização do método de análise de Conteúdo segundo Bardin (2016), onde serão qualificados os termos com maior frequência, posteriormente para categorização das unidades do texto, serão analisados os dados oriundos das respostas dos questionários e entrevistas conforme os critérios de homogeneidade, pertinência, objetividade e produtividade de Bardin (2016). Para responder à problemática e contemplar os objetivos desta pesquisa os resultados esperados são: Identificar as perspectivas dos docentes de biologia da rede estadual de ensino do município de Tucuruí, PA sobre os desafios enfrentados durante suas a atuações no Ensino Remoto Emergencial (ERE) durante o período pandêmico da COVID-19, em especial analisar a adaptação e utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no processo de ensino. Saber quais as TDIC foram utilizadas pelos docentes de biologia na rede estadual de ensino médio como ferramentas de apoio na interação com os alunos, em suas atuações no ERE. O que possibilitará entender como foram os processos de seleção e integração das ferramentas digitais e como foram adaptadas para o processo de ensino de biologia, além de conhecer os problemas e dificuldades enfrentados pelos professores de biologia.

Presidente - 1362014 - PATRICK ALVES VIZZOTTO
Interno - 2189211 - SHEILA MAYSA DA CUNHA GORDO