Notícias

Banca de DEFESA: ELIANE DA COSTA LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELIANE DA COSTA LIMA
DATA: 21/06/2023
HORA: 19:00
LOCAL: Google meet
TÍTULO:

 

 

FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: um estudo de caso acerca do subprojeto de química/2020 do PRP da UNIFESSPA na perspectiva da mobilização dos saberes e da construção da identidade profissional docente.

 

 


PALAVRAS-CHAVES:

Formação inicial. Licenciatura em química. Programa residência pedagógica. Identidade profissional docente.


PÁGINAS: 132
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
RESUMO:

A formação inicial docente constitui um ato legítimo de tornar apto o profissional da educação para o magistério. O Programa Residência Pedagógica (PRP) articulado aos demais programas da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Ensino Superior (CAPES) compõe a Política Nacional de Formação de Professores, tendo como finalidade induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando no contexto da escola de educação básica. Esta pesquisa configura-se como qualitativa, investigativa e exploratória e versa sobre um estudo de caso acerca do subprojeto de química/2020 do PRP da UNIFESSPA, com intuito de conhecer e refletir sobre as contribuições desse subprojeto à formação inicial de licenciandos de química. Os participantes foram 09 residentes bolsistas ou voluntários do curso de licenciatura em química/2018 da UNIFESSPA, identificados por códigos para preservação de sua identidade. O instrumento utilizado na coleta de dados foi entrevista semiestruturada realizada de forma presencial ou via google meet, gravada em áudio e, posteriormente, transcrita compondo o corpus desta pesquisa, seguindo as regras estabelecidas por Bardin (2011): exaustividade, representatividade, homogeneidade, pertinência e exclusividade. O método utilizado na análise e tratamento dos dados foi análise temática, que é uma das técnicas da análise de conteúdo fundamentada por Bardin (2011), sendo constituida em três etapas: 1- pré-análise, 2 - exploração de material e tratamento dos resultadose 3 - inferência e interpretação. Os resultados obtidos foram satisfatórios, emergiram várias categorias ‘a priori’ e ‘posteriori’ que foram interpretadas à luz das concepções de alguns teóricos da literatura. Nessa pesquisa, concluiu-se que o subprojeto de química/2020 do PRP da UNIFESSPA de fato, contribuiu com a formação inicial dos licenciandos de química/2018 da UNIFESSPA, participantes desse subprojeto. Constatou-se que houve, a mobilização de diversos saberes inerentes à docência, que, de certa forma, vão lapidando a identidade desses futuros profissionais da educação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 681.708.152-15 - DANIELLE RODRIGUES MONTEIRO DA COSTA - UEPA
Interno - 3103064 - CLAUDIO EMIDIO SILVA
Externo à Instituição - LUCICLEIA PEREIRA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 28/06/2023 09:54
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (94) 2101-5945 | Copyright © 2006-2024 - UNIFESSPA - sigaa-docker