O ENSINO DE GEOMETRIA E AFRICANIDADE: UMA ABORDAGEM ETNOMATEMÁTICA E DIDÁTICA POR MEIO DO GEOGEBRA
Formação Inicial de Professores; Lei 10.639/03; Etnomatemática; Geometria, GeoGebra.
O presente trabalho tem como objetivo investigar as experiências de professores de matemática em formação inicial sujeitos a práticas formativas sob uma perspectiva etnomatemática, que exploram conceitos de geometria como as simetrias em pinturas, símbolos e artesanatos africanos por meio do aplicativo computacional GeoGebra. A pesquisa se assenta na Lei 10. 639/03, que apregoa a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira no Ensino Básico, bem como em uma multirreferencialidade suportada por Bardin (2013), Borda e Penteado (2010), Chagas (2020), Gerdes (2013) e D’Ambrósio (2007). A investigação, de abordagem qualitativa, explorará as experiências de 10 (dez) discentes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Norte do Tocantins – UFNT, que participarão de dinâmicas formativas na forma de oficinas em que se discutirá o ensino da geometria sob uma perspectiva etnomatemática mediatizada por discussões e tarefas desenvolvidas no aplicativo GeoGebra. A dinâmica formativa bem como nossos levantamentos bibliográficos pretendem subsidiar elementos que respondam a seguinte questão de pesquisa: Que aprendizados emergem das experiências formativas sob uma perspectiva etnomatemática, que exploram conceitos de geometria como as simetrias em pinturas, símbolos e artesanatos africanos por meio do aplicativo computacional GeoGebra? Acreditamos que esta pesquisa trará aos futuros professores de matemática uma base para que possam trabalhar a matemática e a tecnologia em consonância com a legislação de inclusão brasileira, respeitando de forma profunda a história e cultura africana e afro-brasileira.