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Banca de DEFESA: MARIA DA CONCEIÇÃO RIBEIRO TROITINHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DA CONCEIÇÃO RIBEIRO TROITINHO
DATA: 30/06/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Híbrido (Campus 3 e online)
TÍTULO:

Ansiedade às Ciências: Papéis de gênero e raça


PALAVRAS-CHAVES:

Ansiedade às Ciências; Gênero e raça; Atitudes e afetos no ensino de ciências


PÁGINAS: 166
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: Psicologia Educacional
RESUMO:

A ansiedade em geral é considerada fisiológica, apresenta-se em forma de
sentimento de angústia e sinaliza ao indivíduo situações de ameaça. De forma
moderada, a ansiedade auxilia o indivíduo a projetar ações positivas em situações
inesperadas. Porém, de forma elevada, pode causar prejuízos cognitivos ao
indivíduo. Dentre esses prejuízos, inclui-se déficits de aprendizagem escolar, que
podem manifestar-se em uma determinada área de ensino, como a área de Ciências. O presente trabalho busca investigar se gênero e raça impactam na ansiedade às
ciências (AC) de alunos e alunas do Ensino Médio na cidade de Redenção-PA. Assim, este estudo pretende responder a seguinte questão problema: Gênero e raça
ou a intersecção destas variáveis podem impactar na ansiedade de adolescentes
durante a aprendizagem de ciências no contexto escolar? Não foi encontrado
estudos sobre o fenômeno específico de Ansiedade às ciências no Brasil. De
maneira importante, a ausência de estudos sobre o tema no Brasil implica também
na ausência de ferramentas específicas e adaptadas para essas pesquisas. Desta
forma, foi feito a tradução, adaptação transcultural e validação da ferramenta A
Science Anxiety Questionnaire criada por Czernkiak e Chiarelott em 1984. Denominada neste trabalho, de Escala de Ansiedade às Ciências, a qual foi utilizada
na coleta dos dados quantitativos aplicada a 82 estudantes da 1a e 2a série do
Ensino Médio em duas escola públicas em Redenção-PA. Na etapa qualitativa, será
utilizado um roteiro de entrevistas com questões abertas e fechada, objetivando
investigar afetos positivo ou negativo em relação às ciências, facilidade ou
dificuldade de aprendizagem em ciências, relações de gênero e raça no contexto de
aprendizagem a ciências em entrevistas semiestruturada com 12 estudantes. Sendo
6 em cada escola. Os dados quantitativos da Etapa 1 foram analisados através de
análise fatorial e Teoria de Resposta ao Item. Os dados quantitativos da Etapa 2
foram analisados por análise de variância (ANOVA) com duas vias (gênero x raça). Os dados qualitativos da Etapa 3 serão sistematizados e analisados com base no
modelo de análise de conteúdo temático (BARDIN, 1979).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1700723 - CAIO MAXIMINO DE OLIVEIRA
Interno - 1362014 - PATRICK ALVES VIZZOTTO
Interno - 2362120 - NORMANDO JOSE QUEIROZ VIANA
Externo à Instituição - MONICA GOMES LIMA MAXIMINO
Externo à Instituição - KATEMARI DIOGO DA ROSA
Notícia cadastrada em: 28/06/2023 09:54
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