Banca de DEFESA: ROSANE MENDES BARBOSA

DISCENTE: ROSANE MENDES BARBOSA
DATA: 23/06/2023

Produção de inferências e compreensão leitora em gêneros textuais do discurso matemático escolar

Inferência; Discurso matemático escolar; Compreensão leitora; Teste Cloze.

ÁREA: Multidisciplinar

Esta dissertação apresenta inquietações advindas das nossas experiências como professora de matemática com foco principalmente na relação entre a aprendizagem matemática e a compreensão leitora. Buscamos responder à seguinte questão: Quais são os desempenhos dos alunos na compreensão de textos do Discurso Matemático Escolar (DME) em relação ao tipo de inferências esperadas em teste cloze? E, como objetivo geral: analisar o desempenho de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental na leitura de gêneros textuais do DME e sua relação com processo inferencial em um teste cloze. A abordagem é do tipo mista e se trata de um estudo de caso exploratório. A produção de dados foi realizada com 387 alunos de 14 escolas do campo e da cidade do município de Canaã dos Carajás (Pará). A prova de leitura foi composta por 5 testes de diferentes Gêneros Textuais (GT) do Discurso Matemático Escolar (DME) que permitiu analisar a proficiência leitora, a produção de inferências e o uso de palavras na aprendizagem matemática. A fundamentação teórica está embasada, principalmente nas concepções de Sfard (2008), que discute a comunicação e o discurso matemático, Marcuschi (2008), sobre o processo inferencial e Menezes (2021) e Taylor (1953), no que se refere ao teste cloze como instrumento para medir a proficiência leitora dos alunos. Os resultados apontam que os alunos tendem a acertar mais o preenchimento das lacunas que mobilizam as inferências de base textual e as de natureza semântica. Além disso, a maioria dos alunos ainda estão no nível de frustração no que tange à proficiência leitora.

Presidente - 1805611 - RONALDO BARROS RIPARDO
Interno - 1362014 - PATRICK ALVES VIZZOTTO