Banca de DEFESA: UJEFFESSON MARQUES SILVA

DISCENTE: UJEFFESSON MARQUES SILVA
DATA: 14/08/2023
LOCAL: Sala 107

PROBLEMATIZAÇÃO DE PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS DO CAMPO NA PERSPECTIVA DA ETNOMATEMÁTICA: PRODUÇÃO DE FARINHA DE MANDIOCA NO ASSENTAMENTO 26 DE MARÇO, EM MARABÁ-PA

Etnomatemática. Produção de farinha de mandioca. Saberes Socioculturais. Educação do Campo.

ÁREA: Multidisciplinar

A presente pesquisa tem por objetivo analisar potencialidades de problematização de práticas socioculturais desenvolvidas por trabalhadores da produção de farinha de mandioca no Assentamento 26 de Março, Marabá-PA, para o ensino de matemática. A presente pesquisa caracteriza-se enquanto qualitativa na perspectiva de Bogdan e Biklen (1994), com inspiração etnográfica, segundo André (2004), Macedo e Sá (2018), Macedo (2016) e com uma abordagem participativa, de acordo com os escritos de Brandão (1999). Os colaboradores da pesquisa foram três agricultores e uma agricultora, produtores de farinha de mandioca que desenvolvem essa prática laboral no referido assentamento que se propuseram a colaborar com o desenvolvimento desta investigação, desempenhando um importante papel para a concretização da pesquisa. Este estudo se fundamenta no campo da Educação Matemática, especificamente na vertente da Etnomatemática, conforme D’Ambrósio (2008, 2018) e Knijnik (2003), e também na perspectiva da Educação do Campo, em conformidade com Caldart (2003, 2017), da cultura de acordo com Laraia (2007), Santos (1994), Geertz (2008). Com esta pesquisa, temos intencionalidade de contribuir para pensarmos possibilidades outras para o ensino de matemática, visando articular os saberes e conhecimentos oriundos das práticas socioculturais de camponeses com o saber escolar. A problematização de práticas do campo para o ensino de matemática possibilita repensarmos as nossas práticas frente aos conteúdos escolares. Esta pesquisa contribui para a construção de um ensino de matemática pautado nas práticas socioculturais de agricultores, bem como fortalecer a cultura dos mesmos. Além disso, a pesquisa nos revela que é possível, a partir das práticas socioculturais problematizar o ensino de matemática, e que, a pesquisa aponta que as práticas laborais de produtores de farinha de mandioca são carregadas de potencialidades para ensinar matemática.

Presidente - 1102772 - JOSE SAVIO BICHO DE OLIVEIRA
Interno - 2121241 - CARLOS ALBERTO GAIA ASSUNCAO