Banca de DEFESA: CAMILA SUIANE GUIMARÃES DA CONCEIÇÃO DE AZEVEDO

DISCENTE: CAMILA SUIANE GUIMARÃES DA CONCEIÇÃO DE AZEVEDO
DATA: 21/08/2023
LOCAL: Sala 108, Prédio Central, Unidade III, Unifesspa

NECESSIDADES FORMATIVAS EMERGENTES DA PRÁTICA DE PROFESSORES(AS) DE MATEMÁTICA EM CLASSES INCLUSIVAS COM ESTUDANTES SURDOS: UM ESTUDO DE CASO

Formação docente; Ensino de matemática; Inclusão de surdos.

ÁREA: Educação

A pesquisa em questão traz como temática a formação de professores de matemática para atuação em sala de aula inclusiva para com alunos surdos. Os partícipes serão professores que atuam em salas de aula que possuem alunos surdos na Educação Básica. Objetiva-se com esta pesquisa analisar a práxis de professores de matemática no contexto escolar e verificar quais lacunas foram proporcionadas pelo processo de formação docente para a prática na inclusão de estudantes surdos. Para o alcance de tal objetivo, a pesquisa seguirá um caminho metodológico com abordagem qualitativa, que dará à mesma um caráter exploratório-descritivo, realizando-se um estudo de caso. No intuito de coletar os dados que direcionarão aos resultados, utilizaremos a entrevista semi-estruturada e observação sistemática como métodos de recolha, que serão aplicados com os sujeitos da pesquisa em uma Escola Estadual que atende o Ensino Fundamental e Médio, localizada na cidade de Belém, Estado do Pará. O critério de seleção desse espaço para realização da pesquisa se deu devido tal escola ter se mostrado como referência no atendimento inclusivo de pessoas surdas na cidade de Belém. A pesquisa se fundamenta em autores que apresentam produções especificas na área da Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, como Mazzotta (1996); Stainback & Stainback (1999); Goldefeld (2002); Jannuzzi (2012), entre outros, além de estudiosos do campo da formação de professores de matemática e identidade docente, como D’ Ambrósio (1997); Honora (2008); Oliveira (2005); Tardif (2010), entre outros.

Presidente - 393.463.232-72 - ANA CLEDINA RODRIGUES GOMES - UFPA
Interno - 2418119 - LUCELIA CARDOSO CAVALCANTE