REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA E CONTEÚDO DE ÁLGEBRA: UMA ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO TERCEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO HAITI
Educação matemática. Processos linguísticos. Álgebra. Recursos didáticos. Ensino Fundamental.
Esta pesquisa tem como objetivo analisar o conteúdo algébrico presente nos livros didáticos de matemática do terceiro 3o ciclo do ensino fundamental no Haiti, que abrange os três últimos anos do ensino fundamental. O problema abordado por este estudo visa a responder à seguinte pergunta: Que tipos de representações semióticas de equações estão presentes nos livros didáticos de matemática do 3o ciclo do ensino fundamental no Haiti? Esta pesquisa adota uma abordagem qualitativa, documental. A análise baseia-se em um estudo dos exercícios relacionados a equações nos livros intitulados "Univers Mathématique No.1, Univers Mathématique No.2, Univers Mathématique No.3", usados para o 7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental. Todos esses livros didáticos foram publicados por Henri Deschamps. A abordagem teórica utilizada foi a dos registros de representação semiótica desenvolvida por Raymond Duval, que trata dos diferentes registros de representação semiótica e das operações cognitivas de formação, tratamento e conversão dos objetos matemáticos. A análise foi estruturada para classificar cada exercício de acordo com o tipo de registro de representação. Foi observado que o livro didático do 7º ano do ensino fundamental não aborda o conceito de equações em nenhum de seus capítulos. No livro didático da 8ª série tem um único capítulo que trata de equações. Nesse capítulo, identificamos que pouco menos da metade dos enunciados dos exercícios estão no registro da língua natural, enquanto os demais estão no registro algébrico, sem nenhuma ocorrência no registro gráfico. Além da falta de registro gráfico, e não é solicitada nenhuma conversão para esse registro nos exercícios propostos. No livro didático do 9º ano do ensino fundamental, dois capítulos, 8 e 14, são dedicados a equações. Podemos deduzir que a maior parte dos exercícios desses dois capítulos estão enunciados com registro da língua natural, enquanto aproximadamente um quarto com registro algébrico, com ausência total do registro gráfico. Nesse último livro, alguns exercícios exigem conversão para o registro gráfico para serem resolvidos, mas deve-se observar que o registro gráfico não é abordado inicialmente no conteúdo do livro. Além disso, as conversões são feitas em apenas uma direção, do registro de linguagem natural para o registro algébrico ou gráfico.