Banca de QUALIFICAÇÃO: FABIANE DOS SANTOS QUEIROZ

DISCENTE: FABIANE DOS SANTOS QUEIROZ
DATA: 01/03/2024
LOCAL: Online

FORMAÇÃO INICIAL E EDUCAÇÃO ESPECIAL: Uma análise sobre Projetos de Cursos de Licenciatura em Matemática de Universidades Públicas do Estado do Pará

Formação inicial; Educação Especial; Educação Inclusiva; Licenciatura em Matemática.

ÁREA: Educação

Este estudo direciona atenção para a formação inicial do professor de matemática sob a ótica da educação especial, em uma análise sobre os currículos dos cursos de Licenciatura em Matemática de universidades públicas do estado do Pará. O objetivo central é analisar os currículos prescritos dos cursos de Licenciatura em Matemática de universidades públicas do estado Pará, sob a perspectiva da educação especial. O delineamento metodológico da pesquisa é de cunho qualitativo, tratando-se de uma pesquisa do tipo Exploratória, adotando como instrumentos para a produção dos dados a análise documental e entrevistas semiestruturadas aplicadas com coordenadores, docentes e estudantes do último período de cursos de Licenciatura em Matemática. A fundamentação teórica da pesquisa está embasada em autores, como Mesquita (2007), Amorim (2012), Kassar (2014), Bueno (2002), Capelli e Rodrigues (2009), Lima e Manrique (2017), Manrique (2014), Moreira (2012), Roldão (2009), entre outros. Almejamos que este estudo contribua significativamente para a pesquisa na área, promovendo debates necessários sobre a formação inicial de professores de matemática, voltada à educação especial, e por meio desse debate, pretendemos sensibilizar para a efetiva incorporação das prescrições e orientações nos currículos dos cursos, garantindo uma formação alinhada a essa perspectiva crucial. Destaca-se que este estudo conta com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES).

Presidente - 393.463.232-72 - ANA CLEDINA RODRIGUES GOMES - UFPA
Interno - 2418119 - LUCELIA CARDOSO CAVALCANTE